postado em 13/06/2011 08:00
O mês de julho também é período de alta temporada para as empresas de intercâmbio. As opções de trabalho fora do país não são muito numerosas nesse período. São os cursos de língua estrangeira e de capacitação que ganham força. Para entrar em algum programa como esses, a lista de documentos necessários é um pouco mais extensa e depende não só do país escolhido, mas da idade do interessado e da escola.Na lista dos destinos mais procurados pelos intercambistas, estão: Austrália, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Irlanda. Também há algumas opções consideradas mais vantajosas, pelo valor um pouco mais baixo, como a África do Sul e o Canadá.
Quem imagina que os programas sejam voltados apenas para o público jovem está enganado. Cada vez mais as empresas investem em opções para casais e para a terceira idade. A gerente da Agência de Intercâmbio STB, Andrea da Cunha, explica que há cursos de história da arte, culinária e degustação de vinhos, algumas das escolhas preferidas desse público. ;Os adultos têm mais liberdade para estudar e sair para descobrir o lugar, montar uma programação própria;, explica.
Os interessados em participar de grupos com duração de duas ou três semanas podem estar atrasados demais. ;A passagem fica mais cara, as vagas vão acabando. Normalmente, quem vem hoje na loja procura ideias para o fim do ano, fica mais fácil projetar os gastos, inclusive;.
Para Aline Leonel, gerente da Central do Intercâmbio, os países vizinhos parecem boas opções para quem não teve tempo de programar as férias. ;A procura aumentou muito para os países ao nosso redor. Por isso, foram criadas opções para todos os perfis. Até para quem gosta de balada há um roteiro específico;, indica.