Cidades

Hoje é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro

postado em 13/06/2011 07:50

Por ele, as pessoas viajam quilômetros, comem pães milagrosos e sobem a altares. Em boa parte das casas de Santo Antônio do Descoberto (GO), a pouco menos de 40 km de Brasília e com cerca de 60 mil habitantes, lá está a imagem do santo, acompanhada quase sempre de uma vela. Motivo? Promessas. Os pedidos são inúmeros. Afinal, a Santo Antônio, cujo dia é comemorado hoje, são atribuídas curas improváveis, sucessos no emprego e, claro, a conquista de um marido.

A fama de santo casamenteiro não é à toa. Quem já fez promessa garante que ele é poderoso e o pedido, ;tiro e queda;. Há mais de dois anos sem namorado, a doméstica Crislane Marialves dos Santos, 32 anos, cansou da vida de solteira e fez promessa após comer o famoso pão milagroso. ;Em dois meses, arrumei um companheiro: ele é o homem da minha vida;, diz. ;Este ano, vou pedir para casar;.

O pão de Santo Antônio faz sucesso na tradicional celebração do município do Entorno, que começou no último dia 1; e termina hoje. Com mais de 200 anos de tradição, a festa reúne mais de 20 mil pessoas por dia. Além de barraquinhas com comidas típicas, há procissão de carros com bois e uma enorme fogueira.

Durante as missas, os pãezinhos são distribuídos. Os próprios fiéis preparam a massa, que rende mais de 2 mil unidades por dia. O clima é de muita dedicação e fé. Enquanto mistura farinha, água e sal, o grupo reza e mantém, ao lado do forno, a imagem do santo. A receita é secreta. ;Tem gente que quer se juntar a nós só para aprender a fazer a massa, mas o pessoal põe os novatos para lavar louças e vasilhas;, afirma o padre Marcelo José Vieira Júnior. ;Se a gente fizer essa receita em casa, somos excomungadas;, brinca a voluntária Maria Marluse de Sousa Diniz.

Os ingredientes são todos doados ou comprados com dinheiro de rifas. A tradição é a seguinte: quem come o pão e faz promessa precisa doar à igreja, no ano seguinte, alguma matéria-prima para o preparo da massa. Em 2010, foram arrecadados 520kg de farinha. Toda a preparação é feita de três a quatro meses antes da festa, para evitar atropelos.

Milagres
Entre as devotas, há vários casos de pedidos atendidos pelo santo. Maria Marluse conta que só conseguiu vender um terreno que o pai tinha dado a ela no interior de Pernambuco após rezar ao santo. ;Meus irmãos sempre atrapalhavam, mas consegui vender. Ele (o santo) é poderoso;, sustenta. A colega e companheira de forno, Maria Ferreira dos Santos Silva, teve sucesso ao suplicar emprego para a filha de 21 anos, que procurava uma oportunidade há mais de um ano. ;Uma semana depois que fiz a prece, ela conseguiu vaga em um salão de beleza;, diz.

Adelina Claudina Diniz, aposentada" />A mineira aposentada Adelina Claudina Diniz recebe em casa, há 43 anos, peregrinos que participam da festividade. Herdou o hábito do falecido marido, que costumava receber amigos fazendeiros. Ele ocupava até o quintal da casa, perto da igreja mais antiga da cidade. A fé que Adelina tem por Santo Antônio é inabalável. ;Há 15 anos, meu irmão foi internado com um grave tumor. Pedi muito ao santo que ele ficasse bem. Na cirurgia, os médicos não encontraram nada;, recorda a avó de sete netos.

Muito apegada ao santo, a operadora de telemarketing Márcia Valéria Pereira, 24, mora em Samambaia, mas decidiu batizar o filho Fernando, de 4 anos, em Santo Antônio do Descoberto. ;Minha gravidez foi de alto risco por conta da minha pressão alta. Rezei muito e prometi que, se tudo desse certo, faria o batizado aqui;, conta. ;Inclusive, escolhi Fernando porque é o nome original de Santo Antônio;, explica.

Programe-se!

Confira as atividades de hoje:

; Em Santo Antônio do Descoberto (GO), haverá batizados às 9h e às 15h no santuário da cidade, na praça central. Na igrejinha de Santo Antônio, na praça Princesa Isabel, a missa principal será às 7h30. Às 19h30, uma procissão sairá da igrejinha rumo ao santuário, onde terá festa a noite inteira. Outras informações pelo telefone 3626-3580.

; As missas na paróquia Santo Antônio da 911 Sul serão nos seguintes horários: 7h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h, 18h30 e 20h. A festa começa às 16h e segue até 1h. Outras informações pelo telefone: 3345-3246.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação