Cidades

Levantamento mostra que maioria dos estupros ocorre com jovens e em casa

postado em 14/06/2011 08:00
Moradores de rua presos no último sábado são acusados de violentar sexualmente uma jovem na 208 Norte, em plena a luz do diaAs vítimas mais comuns de estupro no Distrito Federal são adolescentes e crianças. Relatório elaborado pelo Programa de Assistência Multidisciplinar a Vítimas de Violência (Pró-Vítima) mostra que das 339 pessoas abusadas no ano passado, 265, ou 78% do total, tinham menos de 18 anos. Os números revelam ainda que de todos os crimes praticados contra jovens que ainda não alcançaram a maioridade, 37% referem-se à violência sexual. Nos últimos três dias, pelo menos três casos foram registrados nas delegacias brasilienses. Dois deles envolviam menores.

Um detalhe torna os dados ainda mais assustadores: normalmente, os algozes estão dentro de casa. Segundo Lilian Marinho, diretora de atendimento psicossocial do Pró-Vítima, a maioria das vítimas que procura ajuda tem mais dificuldade de superar o trauma porque o agressor é alguém da própria família. Em muitos casos, os próprios parentes desconfiam do relato da vítima, o que pode dificultar a recuperação de alguém que teve sua intimidade violada de forma tão brutal.

;Muita gente não compreende o momento. Existem casos de mães que não acreditam nos seus filhos ou de namorados e maridos que deixam suas companheiras porque não entendem o que elas estão passando;, afirmou Lilian.

Para tornar a reabilitação mais eficaz, o programa insere no tratamento todos que vivem próximos à vítima. ;Pode ocorrer de uma pessoa não conseguir se restabelecer e entrar num processo de ter síndrome do pânico e estresse pós-traumático.

É comum esses sintomas aparecerem a médio ou a longo prazo. Trabalhamos a família justamente para evitar que se chegue a esse quadro;, diz.

Barbárie
Em geral, as vítimas de estupros são abordadas em locais desertos e escuros. No entanto, não foi o que ocorreu no último sábado. Por volta das 17h, dois homens violentaram uma jovem de 24 anos, no terreno onde está uma obra inacabada, na 208 Norte. Os suspeitos, identificados como Fábio da Silva Lima, 19 anos, e Ismael Carlos Carvalho Pereira, 20, foram presos no mesmo dia.

Em Planaltina, um caso igualmente bárbaro deixou traumatizada uma estudante de 22 anos. Ela caminhava próximo a um matagal, por volta das 21h no domingo, no Bairro de Fátima, quando um homem a abordou com uma faca. Por sorte, policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTOP) ouviram os gritos da jovem e prenderam o homem em flagrante, antes que ele cometesse a violência sexual. Pela Lei n;12.015, de 7 de agosto de 2009, que alterou o Código Penal Brasileiro (CPB), os crimes de atentado violento ao pudor e estupro preveem as mesmas penas. Por isso, mesmo não tendo consumado o ato, o acusado que atacou a mulher em Planaltina responderá por estupro.

No Riacho Fundo II, policiais prenderam, na madrugada de domingo, Valdeilton Soares Martins, 23 anos, acusado de estuprar e roubar uma adolescente de 16 anos e outra de 18, no Areal, em Taguatinga. As vítimas o reconheceram.

Segundo os investigadores, o suspeito anunciava o assalto, simulava estar armado e conduzia as mulheres para lugares ermos. Os ataques sempre ocorriam entre as 19h e as 23h. Os agentes da 21; Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul) seguiram os passos do estuprador por mais de um mês. A polícia apura o envolvimento dele também com o tráfico de drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação