Cidades

Crianças menores de 5 anos devem se imunizar contra poliomielite no sábado

postado em 17/06/2011 09:04
Crianças com menos de cinco anos devem se imunizar, neste sábado (18/6), contra a paralisia infantil. Esta é a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite neste ano. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a expectativa é de que 95% do público alvo seja vacinado, ou seja, mais de 191 mil crianças.

Os pais podem levar as crianças aos 330 postos de vacinação espalhados pelo DF. Haverá pontos de imunização em hospitais, centros e postos de saúde, escolas, shoppings, supermercados e pontos volantes. Todos funcionam de 8h às 17h.

De acordo com dados da secretaria, o DF recebeu 300 mil doses da vacina oral contra a poliomielite, mas conhecida pelos pequenos como gotinha. A segunda etapa esta prevista para o dia 13 de agosto.

O Brasil está livre do polivírus desde 1990. O último caso foi registrado em 1989. Mas apesar da doença estar erradicada no país, a Secretaria de Saúde alerta para a importância de manter as crianças, principais alvos do vírus, imunizadas.

Poliomielite
A doença também conhecida como paralisia infantil é transmitida pelo polivírus que se propaga por contato com objetos infectados, privadas e também pelas mãos. No caso de pessoas não imunizadas, o vírus também pode se espalhar por secreções respiratórios.

Os sintomais iniciais são parecidos com de uma gripe e começam a aparecer depois de seis a 14 dias da infecção. A pessoa tem febre, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, nâusea, vômito, diárreia, dor de garganta, entre outros.

Existem três tipos de poliomielite: a assimptomática que é uma infecção na faringe e no estomâgo, a não paralítica que ocorre as inflamações das meninges do cérebro e espamos musculares, e a paralítica que surge devido a danos nos neurônios da médula espinhal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação