A Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) deu início, nesta sexta-feira (17/6), ao projeto ;Estruturação da Rede de Proteção à Mulher;. No evento de abertura, das 8h às 12h, houve palestras e painéis sobre a rede de proteção à mulher, o atendimento à mulher vítima de violência doméstica, a mulher vítima de violência doméstica e a Lei Maria da Penha.
O objetivo da campanha é incentivar o combate à violência de gênero e a estruturação das redes de atendimento em cada Região Administrativa do Distrito Federal, visando a proteção das mulheres vítimas ou em situações de risco.
O direito a uma vida sem violência está garantido para todas as mulheres pela Constituição Federal e por vários tratados internacionais, como a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
Para auxiliar na prevenção, conheça melhor os tipos de violência contra a mulher:
Violência física: ações que machuquem a saúde ou a integridade do corpo, como tapas, socos, chutes e cortes.
Violência psicológica: ações que causem prejuízo à saúde psicológica ou danos emocionais, ações que visem o controle, como ameaças, humilhações, chantagens, manipulação, perseguição e limitação do direito de ir e vir.
Violência sexual: ações que obriguem a presenciar ou manter relação sexual não desejada através de intimidação, ameaça ou uso de força; que impeça de usar métodos anti-contraceptivos ou que force o matrimônio, a gravidez, o aborto ou a prostituição.
Violência patrimonial: ações que configurem subtração, destruição de objetos, bens, valores e documentos pessoais.
Violência moral: ações que configurem calúnia, difamação ou injúria (xingamentos).
Para comunicar qualquer tipo de violência contra a mulher ligue:
Polícia Civil do Distrito Federal: 197
Delegacia de Atenento à Mulher ; DEAMdim: 3442-4300 / 3442-4328