Cidades

Arraial promovido pelo Correio Braziliense Solidário reúne 1,2 mil pessoas

Ana Maria Campos
postado em 20/06/2011 08:10
Celebrar é bom. Mas quando a solidariedade é a meta, então a comemoração fica mais completa. Isso ajuda a explicar o sucesso da quinta edição do Arraial Solidário, evento junino promovido pelo programa Correio Braziliense Solidário. Realizada no último sábado, a festa reuniu 1,2 mil pessoas no Ópera Hall com atrações musicais, pescaria e quitutes típicos. Toda a arrecadação será doada para 17 creches e um abrigo de crianças carentes, entidades escolhidas pela presidente do programa, Nazareth Teixeira da Costa.

Era botar o pé na festa para sentir o ambiente próprio das festas juninas. Os convidados foram recepcionados por um corredor de caipiras que deram as boas-vindas ao salão, tomado por bandeiras, balões, painéis, espantalhos. No chão, a palha completava o cenário. As mesas estavam decoradas com artesanato, como bolas cuidadosamente enfeitadas de pipoca. ;Sempre aplicamos o orçamento do ano anterior na decoração e organização da festa para que todos se sintam estimulados a participar. Não conseguiríamos fazer uma festa tão bonita, sem a ajuda dos nossos patrocinadores;, explica Nazareth. ;O mais importante é o trabalho social por trás de toda essa mobilização;, acrescenta a presidente do Correio Solidário.

O Arraial Solidário foi prestigiado por autoridades e personalidades da cidade. Entre os presentes, o governador Agnelo Queiroz (PT) e a primeira-dama, Ilza Maria Queiroz. Vários integrantes do Executivo estiveram na festa, como os secretários particular do governador, Bolivar Rocha, de Governo, Paulo Tadeu, de Segurança Pública, Sandro Avelar, de Publicidade, Abimael Nunes, e de Comunicação, Samanta Sallum. O deputado federal e presidente do PT no DF, Roberto Policarpo, e o procurador regional eleitoral do DF, Renato Brill, também compareceram. Além deles, estiveram presentes o ex-vice-governador do DF Paulo Octávio e o ex-secretário de Cultura Silvestre Gorgulho.

Para Agnelo Queiroz, a iniciativa do Correio Solidário é uma importante ferramenta para lidar com os problemas sociais. ;O governo faz sua parte, mas só vamos conseguir alcançar todas as vulnerabilidades quando houver uma parceria efetiva entre Estado e sociedade, como ocorre neste evento;, considerou o governador. A primeira-dama, Ilza Maria, reforçou a visão de Agnelo: "O Arraial Solidário é muito importante porque mostra que o voluntariado tambem ajuda a desenvolver ações sociais onde o governo não pode agir e, mesmo que esteja agindo, ainda não foi suficiente".

O diretor-presidente do Correio Braziliense, Álvaro Teixeira da Costa, destacou que hoje já existe uma consciência de que as instituições privadas com fins lucrativos devem participar de projetos de responsabilidade social. ;Isso custou muito a entrar na cultura empresarial, onde o lucro sempre fica acima de tudo. Mas o nosso grupo desenvolve esse tipo de projeto há 47 anos, pois faz parte do espírito público do nosso fundador, Assis Chateubriand.; Segundo Álvaro Teixeira da Costa, a cada ano o grupo amplia a participação de cada setor com projetos filantrópicos: ;Continuaremos nesse ritmo, com visão pública cada vez mais voltada para a comunidade com o objetivo do bem comum;.

A renda líquida média da festa chega a R$ 1 milhão, dinheiro que vai beneficiar melhorias em entidades com atendimento para até 2 mil crianças e idosos. O dinheiro é destinado, por exemplo, à substituição de telhados e à compra de equipamentos e produtos essenciais, além de reformas.

Quem esteve no Ópera Hall se divertiu. ;É um evento muito festivo e animado;, aprovou Renato Brill. Entre as atrações, as duplas sertanejas Brunno e Matheus, Roni e Ricardo e o cantor Marcus Rezende. Eles foram apresentados pelo DJ Dudu, que nos intervalos das apresentações tocou música sertaneja. Além do sertanejo, a banda universitária Balalaica tocou o tradicional forró. O arrasta-pé ficou por contados grupos de quadrilha Formiga da Roça e o Bicho e Eu Sou Cowboy e Cia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação