O Concurso Nacional Arte e Cultura na Prevenção do Uso de Crack e de Outras Drogas premiou, premiou nesta segunda-feira (20/6), 90 vencedores. Cinco deles são do Distrito Federal. César Ricardo de Paula, 37 anos, venceu na categoria Jingle, Marcelo Cardoso de Abreu Afonso, 13, Victor Liberal e Alisson Pinheiro na categoria Vídeo (ensino fundamental) e Miguel Henrique Souza Soares, 8 anos, com Cartaz (3; ano do ensino fundamental).
César conta que soube do concurso pela Internet. ;Nunca havia participado. Trabalho com música e achei o tema interessante porque trata de uma questão que está devastando a juventude;, diz. Ele explica que escreveu o jingle sem pretensões, já no último dia. ;Enviei a mensagem e recebi um telefonema há cerca de 20 dias, contando que eu tinha ganhado. Fiquei muito surpreso;, diz.
Para o músico, a arte a arte é o melhor caminho para livrar a juventude das drogas. O autor do jingle afirma que sintetizou em poucas palavras, durante 30 segundos, a mensagem. ;O jingle diz que a arte e a cultura, além da determinação humana, faz com que a gente não chegue perto das drogas;, explica. Como prêmio, Carlos recebeu R$ 3 mil e pretende utilizar o dinheiro para investir na carreira musical. ;Também abri mão de todos os direitos autorais para que a mensagem possa ser divulgada;, completa.
Concurso
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, o concurso, criado pela Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, marca a 13; Semana Nacional sobre Drogas (19 a 26 de junho). O prêmio se divide em cinco categorias: cartazes, fotografia, jingle, vídeo e monografia.
Ao todo, foram distribuídos R$ 135 mil em prêmios para estudantes matriculados desde o 2; ano do ensino fundamental até universitários. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional sobre Drogas, Paulina Duarte, participaram da entrega do prêmio.