Cidades

Caesb assina compra de novo barco para a remoção de aguapés do Lago Paranoá

postado em 21/06/2011 11:47
Nesta manhã de terça-feira (21/6) a Caesb assinou a compra de um barco para a remoção de aguapés do Lago Paranoá. O barco será adquirido com recursos do Banco Mundial (Bird) e custará R$ 2 milhões. A solenidade para a assinatura começou por volta de 10h e terminou uma hora depois.

A partir de amanhã começa a valer o prazo de 180 dias para que este novo barco seja entregue a Caesb. O barco antigo não está mais em funcionamento devido a problemas, que teriam sido causados ao longo dos 30 anos que era usado no lago.

A embarcação possibilitará que cerca de 50 toneladas de aguapés sejam retiradas por dia, melhorando a qualidade da água do Paranoá. A remoção destas plantas além de melhorar o aspecto do lago também evita que animais se proliferem, como cobras e mosquitos.

O novo barco terá 14m de comprimento por 3,8m de largura e poderá navegar em uma profundidade de 60cm, quando carregado. Uma esteira recolhe o material que é armazenado dentro da embarcação para depois ser despejado por outra esteira em uma caçamba. Segundo o superintendente de operações e esgoto da Caesb, Carlos Eduardo Pereira, ainda não se sabe que destino será dado ao material. ;Estas plantas podem ser levadas para um aterro ou virar adubo;, explica o técnico.

O programa de despoluição do Lago Paranoá deixou a água do lago com 88% de baneabilidade nas ultimas três décadas. Retirar estas plantas deve melhorar ainda mais a qualidade do Paranoá para a prática de esportes aquáticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação