A operação para evitar danos ambientais em áreas de proteção permanente em Vicente Pires continuou neste terça-feira (21/6). A ação, coordenada pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e Agência de Fiscalização (Agefis), contou com 25 servidores.
Quatro casas em construção na Chácara 48, localizada na Rua 03, foram removidas pela equipe, além de uma base de concreto e 600 metros lineares de muro. A Agência expediu ainda três autos de intimação demolitória com prazo de um dia.
De acordo com o Código Florestal, de 1965, e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de 2002, nenhuma obra pode ser feita em área de preservação permanente por acarretar em danos ambientais, degradação do solo e da água, possíveis desmoronamentos e erosões, além de oferecer riscos à fauna local.
[SAIBAMAIS];O risco de degradação da área é grande, já que estas edificações estavam próximas a duas nascentes;, destacou um dos coordenadores da ação e agente da Seops Sargento Roberto. Participaram da operação servidores da Seops, Agefis, PMDF e Terracap. A operação começou às 5h10 e terminou 16h50.