Cidades

Candidatos têm até sexta para comprovar dificuldade financeira ao Cespe

postado em 22/06/2011 12:17
Os estudantes que fizeram o último vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e pediram isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) negou 1.157 solicitações e notificou os candidatos por e-mail. Quem quiser confirmar a isenção deve comprovar a dificuldade financeira até a próxima sexta-feira (24/6). Caso contrário terá que pagar a taxa de R$ 100 ou então não terá a prova corrigida e o aluno será automaticamente eliminado do vestibular.

A assessoria de imprensa no Cespe explicou que o problema aconteceu devido a um erro de processamento de dados. Com isso, muitas pessoas que não tinham direito à isenção, acabaram sendo beneficiadas de forma irregular.

De acordo com o edital número 01, de 12 de abril deste ano, "o candidato que desejar obter isenção de pagamento de taxa de inscrição deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e ser membro de família de baixa renda". Portanto, as pessoas que tiveram o pedido negado supostamente não atenderam às exigências do Cespe.

O candidato que pediu isenção, não recebeu a notificação por e-mail, mas deseja conferir a situação em que está deve acessar o site do Cespe, procurar por editais e acessar o item referente ao dia 13 de junho. Já quem preferir pagar deve procurar a página na internet do centro e retirar a Guia de Cobrança.

Confira a baixo a íntegra da nota do Cespe/UnB:

Em relação ao cancelamento do deferimento da isenção da taxa de inscrição no 2; Vestibular de 2011 da Universidade de Brasília, o Cespe/UnB informa que, por erro de processamento, houve deferimento indevido do benefício a alguns candidatos. Em auditoria realizada por este Centro, foi verificado que tais candidatos não enviaram documentação comprobatória de situação de vulnerabilidade econômica, de acordo com o prescrito em edital, e não tinham registro no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


Cabe ressaltar que, como instituição pública, o Cespe/UnB tem obrigação de corrigir qualquer erro que venha a ser constatado nos processos que realiza. Nesse caso, o erro cometido tinha implicações no erário público, portanto a sua correção buscava, também, zelar pelo correto uso do recurso público investido na realização do 2; Vestibular de 2011 da UnB.

Para isso, este Centro tomou as providências cabíveis, que foram:
- enviar comunicado por e-mail a todos os candidatos que tiveram a isenção concedida indevidamente, informando-os sobre o fato;
- tornar público, no endereço eletrônico do vestibular, a lista de todos os candidatos afetados pelo erro cometido;
- abrir prazo para que esses candidatos pudessem contestar o indeferimento.

O prazo oferecido para recurso, de 13 a 15 de junho, corresponde ao padrão utilizado pelo Cespe/UnB em suas seleções. O resultado da contestação poderá ser consultado, por meio de busca individual, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2011, na data provável de 21 de junho de 2011.

Os candidatos que tiverem seu recurso indeferido poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição do 2; Vestibular do 2011 da UnB até o dia 22 de junho.

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) lamenta o ocorrido e agradece a compreensão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação