postado em 23/06/2011 21:43
Terminou por volta das 21h15, a rebelião na Agência Prisional de Alexânia (GO) que deixou cinco pessoas feridas. As informações iniciais apontavam oito fugitivos, mas de acordo com o gerente da regional metropolitana da Superintendência do Sistema de Execução Penal (Susepe), Leandro Ezequiel, responsável por Alexânia, seis presos estavam desaparecidos e dois deles já foram recapturado. São eles Bruno Nogueira e Júlio César. Rubens Martins da Silva, Evandro de Oliveira Gigelson Madureira e Jhony da Silva Araújo estão sendo procurados.[SAIBAMAIS]Das cinco pessoas baleadas durante a rebelião, que começou por volta das 17h40 desta quinta (23/6), dois são agentes prisionais, dois são detentos e um é polícial militar, que está em estado grave. Os agentes foram baleados ainda dentro da cadeia e o PM da 34; Companhia da Polícia Militar de Alexânia, identificado como cabo Robson Dourado, foi atingido ao tentar abordar os fugitivos do lado de fora da prisão.
Todos foram levados para o hospital regional de Anápolis. O cabo perdeu um rim e está com um dos pulmões perfurados. Os outros quatro feridos foram atingidos nas pernas e também seguem em observação.
Ainda de acordo com Leandro Ezequiel, dois revólveres calibre .38 foram encontrados no interior da penitenciária. A Susepe vai agora apurar como as armas entraram no presídio. O gerente informou também que a situação foi normalizada agora há pouco e a energia no local está sendo reestabelecida. O problema começou durante a vistoria, quando os internos foram pra cima dos servidores. Os detentos atearam fogo no setor administrativo, onde ficam os funcionários e muita coisa foi destruída, como TV, sofá, mesa, documentos, livros e ocorrências.
A Agência prisional de Alexânia fica no perímetro urbano da cidade, localizada a a cerca de 100 km de Brasília. De acordo com a regional metropolitana da Susepe, a penitenciária estava com 84 presos na unidade que tinha capacidade para 64.