A polícia de Águas Lindas de Goiás começou a ouvir, na tarde desta sexta-feira (24/6), os quatro homens que teriam ajudado na fuga de 14 detentos do presídio de Santo Antônio do Descoberto, nesta madrugada. Francisco Diniz Sousa, 26 anos, Flávio Henrique Rodrigues, 19, Fábio Monteiro da Silva, 24, e Rogério Fiúza, 29, serão encaminhados à cadeia pública, onde aconteceu a fuga, após os depoimentos.
O diretor do presídio, Fábio Santos Alves, vai a Goiânia, ainda nesta sexta, para se reunir com o presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP), Edilson de Brito. Eles discutirão as medidas que devem ser tomadas após o incidente. No momento da fuga, havia 98 presos na cadeia, que tem capacidade para apenas 36. O quarteto não era interno do presídio.
Para a polícia, a fuga aconteceu da seguinte maneira: Francisco rendeu os agentes com uma Carabina Puma, enquanto Flávio, Fábio e Rogério ficaram do lado de fora do presídio, perto do carro (um Escort). Rogério chegou a entrar na cadeia, mas saiu porque a fuga seria abortada. Francisco obrigou os agentes a abrirem a ala A, onde ficam três celas. Os fugitivos aproveitaram a situação para roubar três armas, que estavam no alojamento dos agentes. A polícia localizou apenas uma arma, calibre .32, que estava dentro do carro. As roubadas ainda não foram encontradas.
Francisco, Flávio e Fábio já tinham passagem policial por roubo, enquanto Rogério tinha por porte de arma. Os acusados responderão por fuga de preso e podem ficar presos de dois a seis anos, com adicional de dois a quatro anos por porte de arma. A polícia conseguiu localizar apenas três internos do presídio, entre eles Jailson Pereira Gomes e Samuel Vieira Mourão. Os outros 11 continuam foragidos.
Relembre o caso
Um grupo de 14 detentos fugiu, na madrugada desta sexta-feira (24/6), do presídio de Santo Antônio do Descoberto. A informação preliminar apontava que 17 teriam conseguido escapar. A fuga acontece um dia depois de uma rebelião no presídio de Alexânia.
Ainda na madrugada, a polícia conseguiu localizar os quatro criminosos que liberaram os presos e, também, três internos do presídio, entre eles Jailson Pereira Gomes e Samuel Vieira Mourão. Segundo o soldado Lauro Luiz, ninguém ficou ferido durante a fuga e os detentos recapturados não resistiram a prisão. De acordo com o diretor do presídio, Fábio Santos Alves, será aberta uma sindicância para apurar se houve participação dos agentes.
Confira o nome dos 14 detentos:
José Antônio Martins Filho
Raimundo da Silva Filho
Carlos Aquino da Silva
Leonardo Gomes Viana
Tiago dos Santos Paulo
Clariston Souza de Oliveira
Daniel Silva Santos
Divino Joaquim do Vale
Paulo Ferreira Lima
Samuel Viera Mourão (recapturado)
Paulo Henrique Mariano da Silva
Reno Alves Moreno
Jailson Pereira Gomes (recapturado)
Nilton Guimarães (recapturado)