Cidades

Auxiliares da Saúde do DF decretam greve por tempo indeterminado

postado em 27/06/2011 13:30

Auxiliares dos serviços de saúde do Distrito Federal decretaram greve por tempo indeterminado, após assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (27/6). A paralisação é imediata, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde do Distrito Federal (SindSaúde).

A categoria reivindica a incorporação imediata e total da gratificação por Apoio Técnico Administrativo (GATA), o reajuste do auxílio alimentação de R$ 199 para R$ 304, repasse do reajuste do Fundo Constitucional, redução da carga horária para 20 horas semanais e implantação do plano de carreira e de saúde.

Cerca de 80% do quadro de servidores da Secretaria de Saúde do DF é representado pelo sindicato. A categoria abrange praticamente todos os serviços administrativos da área. Ficam de fora os médicos, enfermeiros e dentistas.

No início da manhã desta segunda-feira, os secretários de Saúde e Administração do DF, Rafael Aguiar Barbosa e Denílson Bento da Costa, entregaram uma proposta ao presidente do SindSaúde, Agamenon Torres, mas a categoria votou pela rejeição do documento.

A proposta do GDF, segundo o sindicato, reafirma benefícios que já tinham sido discutidos e aprovados, como a incorporação de 40% da gratificação, que deve ocorrer em setembro. A categoria reivindica a incorporação total da gratificação, como foi concedido aos médicos.

O SindSaúde afirmou que pretende respeitar a legislação e manter um terço do quadro em atividade. Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (5) para decidir o rumo da paralisação.

Congestionamento

Após a assembleia, houve manifestação na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na altura da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A mobilização durou cerca de 45 minutos e o trânsito ficou bloqueado no sentido Taguatinga-Plano Piloto. Na tarde desta segunda-feira, o movimento de carros no local foi intenso e a polícia registrou alguns pontos de retenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação