Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestação reúne cerca de 500 servidores de saúde no Hospital de Base

Cerca de 500 servidores da rede pública de saúde do Distrito Federal participam, nesta manhã de terça-feira (28/6), de uma manifestação no Hospital de Base. Os profissionais de saúde estão desde às 10h no local com faixas, cartazes e um trio elétrico.

A manifestação é uma forma de pressionar o governo a atender às reivindicações da categoria que está em greve desde ontem (27). Durante o protesto, os servidores deram uma volta na unidade de saúde e também tomaram a Rua das Farmácias que está interditada. A Polícia Militar faz a segurança na área.

Participam do movimento auxiliares de enfermagem, padioleiros, técnicos em enfermagem e radiologia, servidores administrativos, de laboratórios e até servidores de nível superior. Os profissionais vieram de diversas unidades de saúde. O protesto terminou por volta das 12h30.

Enquanto a greve durar, ficam paralisados os serviços. Apenas centro cirúrgicos, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e emergências funcionam com 30% do efetivo.

Entenda o caso
[SAIBAMAIS]Os servidores de saúde do DF decretaram a greve durante assembleia na última semana. Eles reivindicam o aumento de 34% no valor do auxílio-alimentação (de R$ 199 para R$ 304), repasse imediato do percentual de reajuste do Fundo Constitucional do DF, redução da carga horária para 20 horas semanais e incorporação do plano de carreira e de saúde.

O governo afirmou, em nota oficial divulgada na segunda-feira (27/6), que analisou os pedidos e também já os respondeu. A Secretaria de Saúde também afirmou que vai negociar com os servidores.