Cidades

Distrito Federal tem o primeiro casamento homossexual de sua história

Flávia Maia
postado em 28/06/2011 15:38

O Distrito Federal registrou o primeiro casamento civil homossexual de sua história. Silvia Gomide e Cláudia Gurgel, de idades não divulgadas, se casaram na tarde desta terça-feira (28/6). Elas estão juntas há 11 anos. A união foi oficializada pela juíza Júnia de Souza Antunes, da 4; Vara de Família de Brasília.

Silvia e Cláudia entraram com o processo de conversão de união estável para casamento civil em 6 de junho. Menos de um mês depois receberam a decisão favorável. Duas testemunhas estiveram presentes no cartório na tarde desta terça-feira.

A argumentação usada pela defesa de Silvia Gomide e Cláudia Gurgel foi a de que a lei brasileira pede para facilitar a conversão de união estável para casamento civil. E foi nisso que se apoiou a advogada delas, Maria Berenice Dias.

O processo já transitou em julgado. Tanto o Ministério Público como o Tribunal de Justiça do DF anunciaram que não vão recorrer da decisão.

Em nota à imprensa, Silvia e Cláudia se disseram felizes com a decisão, ressaltaram a importância desse momento como um passo democrático para o país. No entanto, elas admitiram estar um pouco assustadas com a repercussão do caso.

O processo tramita em segredo de Justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação