Cidades

Morre Vitória, primeiro clone animal da América Latina

Renato Alves
postado em 28/06/2011 21:00
Clique para ampliarA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou nesta terça-feira (28/6) a morte do primeiro clone animal da América Latina. A vaca Vitória, da raça simental, tinha 10 anos e morreu no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), no último dia 17.

Empresa estatal responsável pela criação do animal, a Embrapa só tornou pública a informação da morte agora, após a autópsia revelar a causa: uma pneumonia aguda, agravada pela idade avançada da vaca.

Vitória nasceu a partir de uma pesquisa da Embrapa, em que células do embrião de outra vaca idêntica a ela foram clonadas. Segundo os pesquisadores, o crescimento e desenvolvimento do animal ocorreram dentro dos padrões esperados para um bovino da raça simental.

Há quatro descendentes de Vitória ; dois filhos e dois netos ;, todos decorrentes de fecundações de embriões por inseminação artificial, e outros dois clones: Lenda, da raça Holandesa, e Porã, da raça Junqueira, atualmente em extinção no país. Vitória foi incinerada após a autópsia.
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação