postado em 01/07/2011 11:50
Começa na semana que vem a reforma no Museu do Catetinho. Esta sexta-feira (1/7) é o último dia aberto à visitação do público. Segundo o administrador do Catetinho, Aureliano Ferreira, a reforma, que deve durar quatro meses, fica pronta no final de outubro. O local deveria ter sido fechado na última segunda-feira (27/6), mas as obras acabaram adiadas por uma semana.
Esta é a segunda vez que a construção de madeira passa por uma reforma. ;Muitas coisas terão que ser arrumadas, como tirar os cupins, trocar a madeira que está estragada, refazer a pintura e dar manutenção para os tetos, paredes e piso;, explica o administrador. A primeira parte do processo será uma detetização para retirar os cupins da madeira. Em seguida começa a reforma.
Segundo Aureliano, os visitantes reclamam das más condições do local, devido ao abandono. Ele acredita que a reforma vai aumentar a qualidade das visitas. ;Já passava da hora de uma reforma ser feita aqui;, comenta o administrador.
História
O Catetinho foi inaugurado em novembro de 1956, conhecido como Palácio de Tabuas, depois o nome foi mudado para Palácio do Catetinho. A casa foi construída para servir de palácio para o presidente Juscelino Kubtschek durante a construção de Brasília. O motivo da distancia entre o centro e o palácio era o barulho e o movimento das obras. Além do fato do local ter uma fonte de água potável.
[SAIBAMAIS]No ano de 1970 o local passou a ser um museu com fotos e objetos que remetem à construção de Brasília. A visitação do museu é gratuita e costuma receber muitos alunos de escolas. O local recebe diariamente cerca de 300 pessoas, cada grupo de visitantes é de 30 pessoas. Aureliano comenta que em datas comemorativas o local chega a receber mil pessoas em um único dia.