postado em 04/07/2011 12:14
A administração da cidade de Planaltina (DF) realiza durante os meses de julho e agosto uma ação de combate à dengue. Agentes comunitários de saúde irão às casas dos moradores para retirar entulhos (geladeiras, pneus, jarros de plantas) e para conscientizar a população. A campanha, que começa nesta segunda-feira (4/7), utilizará panfletos explicativos e deve alcançar cerca de 240 mil pessoas.
Em 2011, cerca de 90 casos de dengue foram registrados na cidade (de janeiro a junho), fazendo de Planaltina o principal foco da doença no DF. No ano passado, o número de pessoas infectadas chegou a 4.617 só em Planaltina - sendo considerado pela administração regional um caso de epidemia.
A ação é comandada pelo Grupo Executivo Intersetorial de Combate à Dengue (Geinplandengue), formado pela Agência de Fsicalização (Agefis), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Hospital de Planaltina entre outros órgãos. A operação chamada Manejo Ambiental começa hoje no bairro Arapoanga e seguirá durante os próximos 60 dias por toda a cidade.
A coordenadora do Geiplandengue, Elenice José Pereira, explica que o principal objetivo da ação é acabar com os possíveis focos de proliferação da doença. "Faremos o Manejo Ambiental para evitar que o problema se espalhe e o número de casos aumente. Estas ações tendem a baixar os registros de dengue em Planaltina".
[SAIBAMAIS]