Cidades

DF conta com boas opções para quem quer curtir o recesso sem gastar muito

postado em 07/07/2011 08:00

O Parque Olhos d'Água, na Asa Norte, é um dos pontos de lazer e divertimento ideais para crianças e adultos
As férias escolares se aproximam. E quando o recesso de julho chega, aqueles pais que não programaram uma viagem precisam se desdobrar para inventar atividades e manter os filhos ocupados. Em vez de deixá-los em frente ao computador ou à televisão durante um dia inteiro, os responsáveis podem oferecer passeios diferentes às crianças e aos jovens. Quem quiser se divertir sem gastar dinheiro pode escolher boas opções de passeios ao ar livre ou aproveitar as atividades culturais oferecidas em museus e bibliotecas da capital federal.

No Parque Ana Lídia, famoso pelo brinquedo em forma de foguete, a diversão da criançada está garantida. O administrador do espaço, Paulo Dubois, informou que 16 aparelhos foram reformados desde o início do ano. ;Estamos de braços abertos esperando as crianças durante o mês de julho. Também oferecemos quadras poliesportivas em outros locais para os jovens.; Na manhã de ontem, a comerciante Mônica dos Santos, 33 anos, moradora de Vicente Pires, foi conferir a novidade. Ela levou a filha, Larissa de Sousa, 9, de férias desde a última segunda-feira, para se divertir no espaço. ;Chegamos cedo, trouxemos água e lanche para não gastar dinheiro. Melhor vir para cá do que ficar entediada em casa;, avaliou.

A irmã de Mônica, a dona de casa Suzana Santos da Silva, 31 anos, moradora de Taguatinga, também gostou do passeio. Ela levou os filhos Davi, de 1 ano e 4 meses, e Ana Beatriz, 12, para brincar no parquinho. ;Não é fácil achar um lugar legal e com segurança sem ter que gastar muito. Aqui é bem democrático. Faltam opções de lazer barato em Brasília;, reclamou. Como os filhos de Suzana ficarão sem ter aulas até o fim deste mês, ela pretende voltar mais vezes ao parque. ;Quero chamar mais gente para vir junto, pois aqui os meninos têm liberdade para brincar, andar de bicicleta sem se preocupar.;

Diversão também não faltou para a dona de casa Marília Medeiros, 56 anos, moradora da Asa Norte. Ela aproveitou o período de férias dos netos Ana Júlia Pereira, 7 anos, e Mário César Pereira, 12, para passear com eles. Programou uma tarde na Água Mineral, mas o espaço estava fechado para manutenção. Para não perder a viagem, o grupo decidiu ir ao Parque Olhos d;Água, localizado na 413/414 Norte. ;O parque é bastante atraente para as crianças e barato para nós. Não gastamos dinheiro com nada porque saímos de casa com uma sacola de lanches e água.; Marília contou que ela e os netos preferem passeios ao ar livre, em contato com a natureza, e para isso não precisam gastar.

Apesar da diversão garantida no Olhos d;Água, a dona de casa admite que faltam opções de lazer na capital federal. ;Temos o Parque da Cidade, o Olhos d;Água e a Água Mineral, mas já conhecemos todos, vamos com frequência. Precisamos de lugares de diversão diferentes. Eles me pediram para ir ao cinema outro dia, mas a gente acaba gastando muito. Tem o lanche, o ingresso. A gente vai explorando o que tem;, lamentou Marília.

Programação
Quem quiser aproveitar as férias para aprender novas coisas sem gastar dinheiro também terá oportunidade. O Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul, oferece uma série de oficinas para crianças e jovens durante este mês. Haverá aulas de iniciação teatral, artes plásticas, desenho e hip-hop. Os interessados em participar podem ir ao local e se inscrever em um dos cursos. O Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante, também oferecerá uma tarde cultural. No próximo sábado, será exibido o filme O cavalinho azul.

Na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) também haverá uma programação especial para as crianças de 4 a 10 anos de idade. Os meninos e meninas que passarem por lá poderão participar de uma contação de histórias. A organização promete também rodas de leitura, atividades no computador e uma tarde sobre histórias em quadrinhos. A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) também reserva um espaço especial para a garotada. Falta de atividades gratuitas não haverá nestas férias escolares.
Famílias se divertem nos brinquedos do Parque da Cidade (foto). No Pontão do Lago Sul, o contato com natureza e água também relaxa, assim como o descanso rápido em um dos recantos do Olhos d'Água

Onde se divertir:

; Parque da Cidade
Parque Ana Lídia. Aberto 24h.

; Parque Olhos d;Água
413/414 Norte. Todos os dias, das 6h às 19h.

; Espaço Cultural
Renato Russo
Oficina de iniciação teatral.
De 11 a 15 deste mês, das 10h às 13h.

Oficina de artes plásticas

Oficina lápis de cor sobre papel 1. A partir de 14 anos. De 18 a 29 deste mês, às segundas, às quartas e às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30.

Oficina lápis de cor sobre papel A4. De 19 a 28 deste mês, às terças, às quartas e às quintas-feiras, das 19h às 21h30.

Oficina de hip-hop. A partir do dia 16, sempre aos sábados, das 9h às 12h.

As oficinas são gratuitas. Os interessados podem se inscrever na secretaria de cursos do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone
3443-6039.

; Biblioteca
Nacional de Brasília
Recesso escolar de julho. Para crianças de 4 a 10 anos, no Espaço Infantil da BNB.

Atividades pedagógicas tecnoliterárias ; leitura de livros e atividades no computador. Dias 11, 13, 15, 18, 20, 22 e 26 deste mês, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Contação de histórias.
Dias 12 e 14, das 14h às 16h.

Histórias em quadrinhos.
Dias 19 e 21, das 14h às 16h.

; Cinema no Museu Vivo da Memória Candanga
Sessão infantil: O cavalinho azul.
Dia 9, às 15h. Mais informações pelo telefone 3301-3590.

; Calçadão da Asa Norte
Fim da via L4 Norte, próximo à Ponte do Bragueto.

; Pontão do Lago Sul
Aberto todos os dias.

; Biblioteca
Demonstrativa de Brasília


Pontinho da leitura para crianças de até 6 anos e gibiteca. Todos os dias, das 7h30 às 23h. Mais informações: 3443-0852.

; Taguaparque
Na entrada do Pistão Norte.
Aberto todos os dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação