postado em 07/07/2011 18:39
A polícia prendeu, no fim de tarde de quarta-feira (6/7), um traficante que atuava na comercial da 314/315 Norte. Willis Batista dos Santos, 19 anos, foi localizado, após denúncias anônimas, com uma porção de maconha, três porções de crack e estava acompanhado de um usuário, de 28 anos. O preso tinha passagem policial por tráfico de drogas. O delegado-chefe da 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte), Marcelo de Paula, conta que 10 pessoas já foram autuadas por tráficos de drogas na 314/315 Norte em 2011. ;Esta quadra, há algumas décadas, atrai condutas criminosas, como prostituição e drogas. Então, tornou-se um ponto culturalmente solidificado. Os traficantes aproveitam a circulação de pessoas, que ficam até mais tarde, para vender os entorpecentes;, explica o delegado.
Para o delegado, o grande problema é que os traficantes vêm insistindo em vender drogas no local. ;Mas, nunca prendemos tanto quanto agora nesta região. Apesar disso, não podemos priorizar apenas uma localidade na Asa Norte;, diz Marcelo. O titular ainda conta que quase 100% dos usuários abordados pela polícia na 314/315 Norte são moradores da região.
As drogas mais apreendidas pela polícia da Asa Norte são maconha e crack, não descartando a apreensão, também, de cocaína. Somente em 2011, após a criação da Seção de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes (SRTE), da 2; Delegacia de Polícia, 34 traficantes foram presos. ;Esta seção é responsável por agir contra o tráfico de drogas na Asa Norte e Granja do Torto;, afirma o delegado-chefe.
Marcelo acredita que a 314/315 Norte tem outra realidade atualmente. Antes, segundo o delegado, a situação era um pouco mais difundida, mas as operações policiais auxiliam a afugentar os traficantes. ;É bom sempre retornarmos para que não fique margem e eles voltem a se instalar. Também estamos fazendo trabalho com flanelinhas para que possamos erradicar os que não são cadastrados, pois sabemos que eles também têm influência com o tráfico;, completa o delegado, que está na 2; DP desde janeiro de 2011.
A pessoa autuada por tráfico de drogas tem pena prevista de até 15 anos de reclusão. Os usuários assinam um termo de comparecimento à justiça e são liberados.