O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo atuou, na manhã desta sexta-feira (8/7), nas asas Norte e Sul e Setor de Embaixadas. A equipe removeu 15 barracos de madeira e lona erguidos por catadores de materiais recicláveis e que estavam em área pública de forma irregular. Sete caminhões foram utilizados para recolher os entulhos.
Nos fundos do Colégio Militar de Brasília, sete casas foram retiradas. Um barraco foi removido próximo à Ponte do Bragueto. Já perto da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), ao final da L4 Norte, a equipe retirou outra edificação.
No Setor de Embaixadas, o comitê removeu seis barracos. Uma catadora de materiais recicláveis aceitou ajuda para fazer a mudança para casa de parentes em Planaltina. Participaram da operação 50 servidores da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Terracap.
Irregular
Outra equipe do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo removeu uma base para erguer casas e 600 metros de cerca de arame na Chácara Saltiá, na DF-001 sentido Taguatinga ; Brazlândia. A equipe entupiu duas cisternas e expediu cinco intimações de demolição. Um caminhão foi utilizado para recolher todo entulho do local. A ação foi organizada pela Seops e Agência de Fiscalização (Agefis).
De acordo com a assessoria de imprensa da Seops, área pertence ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Participaram desta ação 47 servidores da Seops, Agefis, Polícia Civil, Polícia Militar e Terracap.