postado em 09/07/2011 08:00
Um dia após o Correio publicar reportagem sobre a falta de infraestrutura nos três câmpus avançados da Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria de Obras do DF informou que a empresa responsável pela construção de dois prédios em Ceilândia será multada pelo atraso nas obras. O órgão, no entanto, não informou o valor da penalidade e quando ela será aplicada. O prazo de entrega dos edifícios venceu há quase dois anos. Em função disso, os alunos ocupam parte do no Centro de Ensino Médio n;4 (CEM 4) da cidade. Com a demora, as turmas iniciais temem concluir a graduação na estrutura improvisada.Diferentemente das unidades de Planaltina e do Gama, a de Ceilândia é a única em que o GDF foi além da cessão de terrenos e prometeu a construção de prédios. Dos três câmpus, somente ele não foi inaugurado. Segundo representantes do Executivo, o atraso se deu em função de mudanças de governo e das constantes revisões dos contratos. ;No próximo dia 15, começa o segundo semestre letivo. Dependemos de um dos prédios quase pronto para o início das aulas;, disse a diretora da faculdade, Diana Pinho. ;Na próxima semana, esperamos ter uma reunião com o GDF para definir essa questão;, acrescentou. O segundo prédio construção não tem previsão para ser concluído, mas a empresa responsável pela obra solicitou mais 55 dias para a entrega. A Secretaria de Obras analisa o pedido.
Dura rotina
Os câmpus do Gama e de Planaltina também apresentam muitos problemas, conforme o Correio mostrou ontem. Possuem estruturas subutilizadas, por falta de equipamentos e de infraestrutura básica, como rede de água e esgoto. A UnB já investiu quase R$ 90 milhões na expansão da universidade. Os três câmpus possuem 239,5 mil m2 para atender 3.700 alunos.
Por meio da Secretaria de Comunicação do GDF, o governador Agnelo Queiroz (PT) disse que apoia a UnB no seu plano de expansão, que, segundo ele, representa a democratização do acesso à educação de qualidade pública. Informou, ainda, que ;fará o que estiver ao alcance, por meio de parcerias, para ajudar nas melhorias necessárias.;