Cidades

Academia foi pioneira no uso da quadra de tênis retrátil

postado em 10/07/2011 08:00
;Eu tenho um saudosismo fantástico desse lugar;, emociona-se o ex-tenista Edison Raw, 42 anos. Quando ele entrou pela primeira vez na Academia de Tênis, deveria ter uns 10 anos. A maior parte do terreno vasto era formado por quadras de tênis, um paraíso sem paralelo no Brasil. Raw jogou em todas elas. Apesar de ter colecionado 78 títulos profissionais de tênis até pendurar a raquete, um título amador disputado na Academia é um dos mais especiais. ;Ganhei o Troféu Guido dos Santos, em homenagem ao treinador que também tinha trabalhado aqui. Foi o meu primeiro professor de tênis, no Clube Motonáutica;, relembra.

Aos 21 anos, Raw era sócio da academia: ;Meu quintal era a Academia de Tênis.; A família de Raw era amiga da de Farani. E a criação do que foi um grande resort se deu diante dos olhos do ex-tenista. ;Falo daqui como se falasse de um filho. Os meus filhos, a minha família, viveram aqui intensamente;, diz. Para ele, a abertura desse espaço abriu inúmeras portas para o esporte. Por anos, Brasília sediou competições importantes no Brasil, como o Campeonato Brasileiro Infantojuvenil. A disputa ocorreu nas quadras da Academia de Tênis por 10 anos. No ano passado, 500 atletas do país participaram do torneio.

A marca do esporte era tão viva na Academia nos idos de 1970 e 1980 que o complexo chegou a ter a primeira e única quadra coberta de teto retrátil do Brasil. Ela ocupava o espaço que posteriormente se tornou o Music Hall. Essa época é bem viva na memória de uma lenda do tênis juvenil. Foi nas quadras do resort que Carlos Chabalgoity, o ;Chapecó;, 45 anos, iniciou a carreira que o levaria ao bicampeonato mundial juvenil, em 1979 e 1982. ;A minha vida era escola e Academia de Tênis. Lembro que éramos um grupo de uns 10 garotos. Passávamos a tarde inteira aqui. A gente treinava, jogava e se divertia. Daqui saíram grandes jogadores brasileiros;, recorda. ;No Brasil inteiro, sempre foi um local de destaque. Tinha uma estrutura diferente de tudo o que a gente conhecia;, afirma.

Hoje, pouco menos de um ano depois, a movimentação de tenistas deu lugar ao crescimento de mato e o acúmulo de entulho. Apenas uma das quadras tem rede e está em condições de uso. As arenas de saibro estão rachadas e não lembram nem um pouco o espaço que recebeu partidas da Copa Davis. As quadras do fundo do terreno estão irreconhecíve

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação