Flávia Maia
postado em 12/07/2011 13:34
A população de Samambaia conta, a partir desta terça-feira (12/7), com o II Pólo do Programa de Orientação a Novas Tecnologias e Oportunidades - Ponto de Inclusão. A sede foi inaugurada nesta manhã e fica localizada em frente ao Parque Três Meninas. Este é o segundo pólo lançado no Distrito Federal. O primeiro fica no Gama.O pólo tem o objetivo de reunir a comunidade para aprender, reproduzir conhecimento e se capacitar em cursos de educação formal, tecnológicos e profissionalizantes. A expectativa do governo do Distrito Federal é criar mais 300 centros tecnológicos comunitários na capital federal.
Durante a solenidade, o governador do DF, Agnelo Queiroz, afirmou que até 2014 o DF pretende capacitar 1 milhão de pessoas nesses centros. "Vamos perseguir a qualificação profissional para alimentar os parques digitais do DF", disse Agnelo.
No pólo de Samambaia a população poderá contar com 35 computadores e curso de qualificação em informática. Além disso, esse é o primeiro centro com estações de meta-reciclagem que consistem na reciclagem de materiais descartados por empresas.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia seguindo os parâmetros adotados na Política Nacional de Inclusão Digital.