Cidades

Caminhões desrespeitam sinalização e tumultuam quadras comerciais do Plano

Estacionar em fila dupla ou em local irregular e obstruir outros veículos são cenas recorrentes

Roberta Machado
postado em 21/07/2011 10:11
Na Quadra 302 do Sudoeste, funcionários descarregam refrigerantes às 13h: caminhão bloqueou a saída de carros por alguns minutosHá anos as estreitas ruas do Plano Piloto sofrem com o volume crescente de carros, mas um tipo de veículo se destaca como um dos protagonistas das reclamações feitas por motoristas: os caminhões. Eles intimidam condutores de automóveis menores e frequentemente interditam vias ao estacionarem em espaços irregulares. Hoje, são quase 22 mil no DF, o que representa 1,8% da frota na capital federal. Mesmo que o número não pareça significativo, as dimensões desses gigantes são proporcionais às complicações causadas por eles no trânsito.

A reportagem do Correio percorreu ontem várias quadras comerciais. Na maioria delas, foram flagrados caminhões desrespeitando a legislação de trânsito, seja parando em fila dupla, em local irregular ou obstruindo vagas desocupadas. Às 13h, um caminhão de refrigerantes abastecia um restaurante na Quadra 302 do Sudoeste. O veículo longo atrapalhava a saída de diversos carros e ficou no local por mais de 15 minutos. Na 309 Sul, moradores e flanelinhas denunciaram outro que usa um espaço destinado a carga e descarga como ponto de estacionamento das 18h às 8h.

O assistente operacional da transportadora responsável pelo caminhão, Edson Marques, 27 anos, atribuiu a infração à falta de vagas para esses veículos no Plano Piloto. ;O comércio não oferece ponto para a parada, então usamos aquele espaço durante a noite e a madrugada;, justifica. Ele salienta que na filial da empresa, no Setor de Indústria e Abastecimento, diferentemente da Asa Sul, há locais apropriados para caminhões.

Às 13h50, veículo com frios estava em fila dupla na 108 Sul

A advogada Maria de Lourdes Santos, 52 anos, foi impedida de estacionar na tarde de ontem quando chegava à 310 Sul. Um caminhão obstruía a passagem para a vaga vazia. ;Se param em fila dupla, que pelo menos fiquem dentro do veículo, mas nem isso o motorista do caminhão fez;, reclama. ;Se querem fazer as entregas, que façam, mas não atrapalhem o trânsito, o fluxo. Na situação de hoje (ontem), ele estava tirando uma vaga;, reclama.

Regra ignorada
No Plano Piloto, é permitido aos caminhões parar ao longo dos meios-fios das comerciais para carga e descarga. A concessão vale somente das 8h às 11h30, das 14h às 17h e das 20h às 7h. No entanto, nem o horário estabelecido nem o local apontado como ideal para a atividade são respeitados. Em apenas uma hora, a equipe de reportagem do Correio registrou diversos flagrantes de desrespeito.

Na 104 Sul, um caminhão com pães teve de dar marcha a ré com as portas abertas para permitir a saída de dois carros. Ele abastecia uma padaria enquanto estava parado em fila dupla, às 13h35. O gerente do estabelecimento afirmou que a hora de recebimento de mercadoria geralmente era outra, fato confirmado pelo carregador do caminhão. ;Esse horário é difícil a gente fazer entregas;, justificou Marcelo Gomes. Na mesma quadra e na mesma hora, havia ainda um veículo recolhendo caixas de papelão de uma mercearia. Ele também estava em fila dupla.

Às 13h50, um caminhão de frios e outro de gelo fechavam o acesso de seis veículos de passeio estacionados na comercial da 108 Sul. ;São só alguns minutos, não faz diferença. Se o Detran viesse passar a caneta, eu daria uma choradinha;, brincou o motorista do carro de frios, que se identificou como Eurípedes Gonçalves. Ele, que diz nunca ter sido multado por esse tipo de infração, acha que a falha não atrapalha o trânsito de forma significativa. ;O pior são os carros que param na nossa vaga de descarga;, reclama. No momento da infração, um automóvel ocupava a área designada aos caminhões.

Falta regulamentação
O Departamento de Trânsito (Detran) dispõe de apenas 120 agentes para fiscalizar essas e outras infrações em todo o DF. Segundo o órgão, o ideal, apenas para a função, seria um efetivo de 700 pessoas. No entanto, por falta de pessoal, Plano Piloto, São Sebastião, Planaltina, Paranoá e Sobradinho 2 dividem cinco equipes com dois profissionais cada. ;Acabamos priorizando situações de segurança, como carros estacionados em esquinas e em faixas de pedestres. Estacionamento em fila dupla é um problema de fluidez, atrapalha o trânsito, mas não gera tanto perigo;, explicou o chefe de Fiscalização do Detran, Marcelo Madeira.

No ano passado, foram 3,3 mil multas por estacionamento em desacordo com a regulamentação, infração que corresponde, entre outros casos, aos caminhões parados fora do horário estipulado. Segundo Madeira, o desrespeito é causado também pelo desenvolvimento acelerado da cidade. ;Não era previsto um comércio tão grande. Em São Paulo, por exemplo, há restrições para caminhões. É uma omissão do Estado em regulamentar isso;, criticou Madeira. Na capital paulista, a lei determina que os caminhões de pequeno porte podem circular apenas de acordo com o fim da placa, em horários restritos.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga, Juvenil Martins de Menezes Filho, o grande número de veículos que realizam carga e descarga durante o horário de almoço é uma consequência da lei que os impede de fazê-lo das 7h às 8h. Segundo ele, esse seria o horário ideal para abastecer os comércios. ;Querem colocar os caminhões no horário em que todo mundo está comprando, fica difícil. A maioria das empresas prefere receber a mercadoria logo cedo ou na hora de almoço, e o transportador fica meio que refém deles;, afirmou. Ele ainda sugere a criação de entradas para transporte de cargas na parte de trás das comerciais.

Punições
Infração leve
Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga e descarga
Penalidade: multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira

Infração média
Estacionar impedindo a movimentação de outro veículo
Penalidade: multa de R$ 83,13 e quatro pontos na carteira

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