postado em 21/07/2011 18:13
O Distrito Federal foi condenado a pagar R$ 20 mil de indenização ao gerente de banco Elson Correa de Menezes por danos morais. Elson foi confundido com um homem que havia assaltado uma padaria em Taguatinga Norte e acabou baleado na perna por policiais, em 2006.Elson alegou à Justiça que por ser portador de diabetes, a lesão poderia ter causado o amputamento da perna. Além disso, a vítima afirma ter sofrido constrangimento e dano moral por ser confundido com um assaltante e ter sido baleado antes mesmo da abordagem policial. Elson de Menezes pediu uma indenização no valor de R$ 80 mil.
De acordo com os autos do processo, o governo do Distrito Federal, responsável pelos atos de seus agentes, alegou em sua defesa que os policiais estavam em perseguição e abordaram dois suspeitos no Pistão Norte, que não responderam e, por isso, fez-se o uso da arma de fogo. O réu alega que o disparo foi feito no chão, mas a bala voltou e atingiu a vítima, de modo que não havia como controlar o ocorrido.
O juíz da 4; Vara da Fazenda Pública do DF reconheceu o dano moral e condenou o Distrito Federal a pagar a indenização. A ação ainda cabe recurso.