postado em 22/07/2011 11:20
Na véspera de completar um ano, o Juizado Especial do Aeroporto de Brasília contabiliza 8.458 atendimentos, uma média de 23 por dia. Deste total, 1.638 resultaram em acordo entre as partes e 216 foram encaminhados para Juizados Especiais de outros estados.O posto foi inaugurado no dia 23 de julho do ano passado, com o objetivo de contribuir para a mediação de conflitos no sistema aéreo e atender passageiros insatisfeitos com os serviços prestados pelas empresas. As reclamações mais comuns são os atrasos e cancelamentos de voos, overbooking, extravio, violação e furto de bagagens.
O juizado está localizado no 1; pavimento do aeroporto, próximo aos stands de venda de passagens e check-in. O posto funciona em tempo integral, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados. O atendimento é gratuito e visa resolver, por meio de conciliação, casos que envolvam valores de até 20 salários mínimos, sem a necessidade de um advogado. Valores entre 20 e 40 salários exigem um defensor.