postado em 27/07/2011 12:54
O número total de desempregados no Distrito Federal passou de 183 mil, em maio deste ano, para 178 mil, em junho. Com isso, os índices de desemprego caíram de 13% para 12,7%. Os dados foram divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta quarta-feira (27/7) e mostram que cerca de cinco mil pessoas conseguiram trabalho no último mês.O setor de serviços teve o maior crescimento: aumento de 1,6%, na comparação entre maio e junho, com 10 mil vagas criadas. Em segundo, a administração pública cresceu 2,7%, com cinco mil novos postos preenchidos. Posteriormente, aparecem indústria (2,1% de aumento) e comércio (1,5% a mais), ambos com mil vagas ocupadas.
Nos últimos 12 meses (junho de 2010 a junho de 2011), o setor com mais postos preenchidos também foi o de serviços, com 19 mil vagas ocupadas. O aumento neste período alcançou o índice de 3,2%.
Segundo o Dieese, foram criados no último mês cerca de sete mil postos de trabalho. Entretanto, houve déficit (falta) de mão-de-obra qualificada em alguns setores. Ainda de acordo com o departamento, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lançar um programa de qualificação para os trabalhadores da região. A Secretaria de Trabalho disse que espera oficializar o plano nas próximas semanas.
A pasta informou que pretende lançar o programa em, no máximo, 15 dias. Após a oficialização, espera, dentro de mais 15 dias, começar as aulas de qualificação. As inscrições poderão ser feitas na Agência do Trabalhador, mas todas as informações sobre datas, horários e regras serão divulgadas posteriormente pela Secretaria de Trabalho.