Cidades

Com dois esfaqueados, Parque da Cidade volta a ser palco de mais um crime

Dupla de bandidos atacou dois rapazes próximo ao estacionamento 11. As vítimas tentaram escapar e uma foi atingida no abdome e no braço. Na fuga, criminosos abordaram casal que saía de um carro. O homem reagiu e recebeu pelo menos sete golpes

postado em 30/07/2011 08:00
Dois dias depois do sequestro relâmpago sofrido por um policial rodoviário federal, o Parque da Cidade voltou a ser palco de um crime. Dessa vez, dois homens foram esfaqueados por uma dupla de bandidos, na noite de quinta-feira. As vítimas foram levadas para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Uma delas, atingida por sete golpes de faca nas costas, precisou ser submetida a cirurgia, mas passa bem. A outra, ferida no braço e no abdome, ficou internada durante a madrugada e recebeu alta médica na manhã de ontem.

A agressão ocorreu numa área descampada e mal iluminada próxima ao estacionamento 11. Segundo a polícia, os rapazes alvos dos ataques não estavam juntos. Por volta das 23h, os criminosos abordaram dois homens que seguiam para o Bar Barulho. Um conseguiu correr, mas o outro foi ferido no abdome e no braço. Na fuga, os criminosos assaltaram um casal que saía de um carro. O homem reagiu. Em desvantagem na briga, ele tentou fugir, mas foi alcançado já nas proximidades do Bar Barulho. Rendido, recebeu pelo menos sete facadas nas costas.

O lavador de carros Fernando Silva, 33 anos, ajudou a socorrer o homem ferido, que sangrava muito. ;Ele usava uma jaqueta preta, escorria sangue, e pedia ajuda para algum carro parar. Queria ser levado ao hospital. Falei para ele se acalmar e saí correndo para chamar a polícia;, contou o lavador.

O delegado-chefe da 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), Watson Warmling, diz já ter suspeitos, que podem ser moradores de rua. ;Uma das linhas de investigação é que os agressores possam ser moradores de rua, mas não vamos revelar mais detalhes para não atrapalhar a apuração do caso;, ponderou.

Segundo o delegado, o Parque da Cidade é um local seguro para a prática de esporte e lazer, mas algumas orientações devem ser seguidas a fim de evitar a ação de marginais. ;A segurança do Parque melhorou muito, principalmente depois do fechamento dos estacionamentos, mas também não se pode facilitar, como ficar namorando dentro de carro, ou atrás de árvores, ou caminhar por locais ermos e escuros. À noite, o local do parque mais indicado é nas proximidades do Parque Ana Lídia, onde existe um Posto Comunitário de Segurança da Polícia Militar;, aconselhou o delegado.

Problema recorrente
Outras três ocorrências já foram registradas somente este mês na área do parque. No último dia 24, o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Walter Favaro, 37 anos, foi sequestrado, também na altura do estacionamento 11. Walter contou que saiu de casa para comprar um remédio, por volta das 23h15, e parou no parque para comprar água de um ambulante. Quando efetuava o pagamento, foi abordado por dois homens armados e só foi liberado às 2h45 na DF-180, na altura da Ponte Alta, no Gama. Os ladrões levaram o carro do policial, dois celulares e R$ 30 em dinheiro.

Em 17 de julho, a Polícia Militar apreendeu dois adolescentes suspeitos de assaltar duas mulheres. A dupla roubou as bicicletas das vítimas e fugiu para o metrô. A PM montou uma operação para fechar o cerco aos infratores e conseguiu capturar os adolescentes quando deixavam o Plano Piloto. Recuperaram as duas bicicletas e apreenderam um revólver calibre 22. Os rapazes foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Dois dias antes, PMs prenderam um homem acusado de traficar drogas. Cláudio Rocha de Carvalho, 20 anos, foi flagrado quando vendia entorpecentes para um casal, no estacionamento 10. Com ele, a polícia apreendeu 40 pedras de crack, maconha e R$ 60 em espécie.


Dupla de bandidos atacou dois rapazes próximo ao estacionamento 11. As vítimas tentaram escapar e uma foi atingida no abdome e no braço. Na fuga, criminosos abordaram casal que saía de um carro. O homem reagiu e recebeu pelo menos sete golpes

Efetivo
O comandante do 1; Batalhão de Polícia Militar da Asa Sul, tenente-coronel Luciano Teixeira, informou que, atualmente, apenas cinco policiais são destacados para fazer a segurança no parque. Três ficam no Posto Comunitário de Segurança e outros dois, em uma viatura. O oficial admitiu que o número não é o ideal. ;Gostaríamos de aumentar, mas não temos efetivo para isso. O que ocorreu com esses rapazes foi um caso isolado. As rondas são feitas dia e noite, mas não conseguem estar em todos os lugares. Por isso, a colaboração dos frequentadores é importante para evitar surpresas;, disse Teixeira.

Medida contra abusos

Em fevereiro deste ano, a Administração Regional de Brasília decidiu manter fechados, durante a madrugada, 12 estacionamentos do Parque da Cidade. Somente o número 12, onde fica o posto da Polícia Militar, não foi atingido pela medida. A ação foi adotada para coibir festas regadas a bebida, drogas e sexo. A ideia surgiu depois de um movimento liderado por moradores das quadras 101, 102 e 103 do Sudoeste, que sofriam com as badernas. Na ocasião, o fluxo de carros dos estacionamentos 3 e 4 do parque foi proibido da meia-noite às 5h. Depois, a medida foi estendida para os outros espaços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação