Cidades

Desocupação de casas invadidas na Estrutural vai até o fim deste domingo

postado em 30/07/2011 22:18
O prazo para as famílias desocuparem as casas que invadiram na Estrutural foi ampliado. Agora, os invasores têm até o fim deste domingo (31/7) para realizar a desocupação. Porém, se até segunda-feira os invasores continuarem resistindo à mudança e permanecerem no local, a Polícia Militar será acionada para retirá-los à força. Além disso, as pessoas serão automaticamente excluídas dos programas de habitação do GDF.

Embora a maioria já tenha deixado a área, ainda há cerca de 60 casas invadidas entre as 316 ocupadas de modo irregular. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) vão permanecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAs) da cidade neste fim de semana para atender todas as famílias que forem desocupando as casas invadidas.

O grupo que permanece no local aguarda o recebimento do auxílio-aluguel no valor de R$ 408 para sair das residências, como parte de um programa de habitação do Distrito Federal. Nesta sexta-feira já foram disponibilizados 144 auxílios e hoje devem sair mais 20.

O secretário adjunto de Articulação da Secretaria de Governo, Reinaldo Gomes,verificou quantas pessoas ocupam a região ilegalmente e informou que vai providenciar o auxílio-aluguel.

Enquanto o impasse está sendo resolvido, as famílias beneficiadas pelo programa de habitação já começaram a se mudar para as residências. Durante todo o dia de ontem, caminhões de mudança cedidos pelo governo transportaram os móveis das famílias para as casas populares desocupadas. O processo de transferência tem sido feito com o apoio da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), mas alguns moradores enfrentam problemas. Muitas casas foram saqueadas pelos invasores, que levaram fiação elétrica, vasos sanitários, torneiras e pias, além de depredarem portas e janelas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação