postado em 01/08/2011 21:26
As cores presentes nos ônibus escolares, amarelo e preto, serão vistas no novo formato de transporte urbano sobre duas rodas. Cerca de três mil bicicletas foram compradas na tarde desta segunda-feira (1;/8) pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Isso faz parte do programa Caminhos da Escola: Bicicleta Escolar no DF, um projeto do Ministério de Educação (MEC) e outras nove unidades, inclusive o Departamento de Trânsito (Detran-DF). No Brasil, o projeto piloto será estreado na cidade de Recanto das Emas nos Centros de Ensino Médio 804 e 111. Os jovens, a partir de 14 anos, receberão uma espécie de habilitação para irem a escola com a bicicleta, que carregará o selo do Inmetro. Outro critério para participar do programa é morar a uma distância de até no máximo 7km. De acordo com a Secretaria, a distância estabelecida pelo Ministério das Cidades é o limite percorrido por alguém que não é atleta. Mas, o raio alcançaria toda a cidade, ou seja, conseguiria atender a todos os que estiverem aptos. Os estudantes deverão fazer uma avaliação física para serem habilitados a conduzir.
De acordo com o secretário adjunto de educação, Erasto Fortes Mendonça, a previsão de entrega dos novos veículos de transporte escolar está marcada para o dia 9 de agosto para celebrar o Dia do Estudante (11/8). O secretario adjunto contou como será a bicicleta. ;Ela foi projetada por especialistas de uma empresa de Manaus para ser uma bicicleta mais forte, mas não tem a intenção de ser atlética. É para servir como transporte urbano. O que vai distinguir essa bicicleta das outras vai ser a cor, que segue o mesmo padrão do ônibus escolar;.
Para Erasto Mendonça, a ação intergovernamental não se limita à distribuição das bicicletas. ;Três mil bicicletas no trânsito significa que temos que ter cuidado, temos que ter atenção, temos que ter educação e ter ciclovias e é isso que queremos desenvolver com o projeto de mobilidade urbana;, explicou. A infraestrutura da cidade já conta com ciclovia e terá uma nova sinalização.
Segundo a secretaria, há três meses foram iniciadas atividades para esclarecer a população. Por se tratar de um meio de transporte ecologicamente correto, já foi feita uma blitz do Detran de mobilização e educação no trânsito. Além disso, será trabalhada a formação dos alunos e professores a respeito do tema mobilidade sustentável e os benefícios que o novo veículo trará a saúde desses jovens. Com essa ação a Secretaria de Educação pretende iniciar uma nova ideia de mobilidade urbana. Ao longo do processo serão feitas modificações para provir a cidade com a infraestrutura necessária.