postado em 02/08/2011 08:00
O faturamento das indústrias no Distrito Federal aumentou 13,54% em maio, frente ao mês anterior. Apesar do índice ser positivo, a Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) avalia que o movimento reflete a instabilidade do setor. Em abril, foi registrada queda de 11,4% e o único motivo apontado para a recuperação do resultado foi o maior número de dias úteis no mês (22 contra 19).Para o presidente da Fibra, Antônio Rocha da Silva, a principal causa para o desequilíbrio é o menor investimento do Governo do Distrito Federal nas obras de infraestrutura da cidade. ;O governo é um grande cliente da indústria da construção civil e temos poucas obras hoje no mercado. Geralmente, quando esta área está aquecida, movimenta uma cadeia produtiva enorme;, explica.
Reformas que envolvam a mobilidade urbana, estruturação da saúde e aplicações na recuperação do patrimônio público estão sendo aguardadas com ansiedade pelos empresários. Além disso, o aumento nos investimentos voltados aos jogos da Copa do Mundo em 2014 também é visto como forma de incrementar o desempenho e os lucros dos próximos indicadores. ;Eu sou otimista. Podemos atrair diversos negócios para acontecer aqui, de certa forma isso vai melhorar a condição dos setores;, completa.
De acordo com levantamento da Fibra, o emprego industrial cresceu 0,8% em maio na comparação com abril. Apesar de ser uma elevação discreta, esta é a primeira vez, desde outubro de 2010 em que não há queda. As indústrias também estão fazendo melhor uso da capacidade instalada. O resultado médio de utilização ficou avaliado em 68,9%, um aumento de 1,4% em relação a abril.