Ana Maria Campos
postado em 02/08/2011 07:59
Joaquim Roriz (PSC) marcou a data para lançar sua pré-candidatura à prefeitura do município de Luziânia (GO), onde nasceu e começou sua carreira política. A festa ocorrerá em 12 de setembro, propositadamente no dia da comemoração de 109 anos do nascimento de Juscelino Kubitscheck, e menos de um ano depois de ser barrado da vida pública no Distrito Federal pela Lei da Ficha Limpa. A intenção de Roriz em disputar uma prefeitura do Entorno movimentará as eleições municipais também no DF, onde não existe embate no próximo ano. A iniciativa já começou a sacudir outros partidos que fazem política na capital federal e pretendem apoiar ou se contrapor a Roriz nos municípios vizinhos.
O ex-chefe do Executivo local não é o único interessado pelo Entorno. Na semana passada, o governador Agnelo Queiroz (PT) se reuniu com o deputado distrital Chico Vigilante (PT) e deu o aval para que o colega de partido começasse a trabalhar aliados nos municípios vizinhos. Ficou acertado que, nos próximos dias, haverá uma reunião em que serão convidados deputados estaduais e federais de Goiás, distritais, parlamentares federais da base de Agnelo, além das executivas da legenda nas duas unidades da Federação com o objetivo de discutir nomes de possíveis candidatos e estratégias de campanha.
O PT de Brasília já estuda, por exemplo, apoiar Didi Viana (PT) para enfrentar Roriz. ;Será a disputa da juventude contra o atraso;, prega Chico Vigilante, para quem não é possível governar a capital sem olhar para as cidades ao redor: ;É uma questão fundamental. Tudo o que ocorre de bom ou ruim no Entorno tem repercussões aqui no DF. Por isso, é nossa obrigação participar desse processo;. Didi Viana já disputou e perdeu eleição para o atual prefeito Célio Silveira (PSDB).
Em Luziânia, Roriz tem tradição. Na cidade, ele é dono de uma fazenda e mantém muitos contatos políticos. O atual prefeito já declarou em reportagem ao Correio que faz muito gosto na candidatura do ex-governador do Distrito Federal. E avisou que o político candango terá em sua campanha a coligação de 13 partidos que hoje dão sustentação à sua administração. O vice de Célio Silveira, Eliseu Melo (PMDB), foi escolhido por Roriz em 2008, e, agora, quer fazer uma dobradinha na chapa que será liderada pelo cacique do DF. Eliseu seria o candidato natural no grupo político de Célio Silveira. Ele é irmão do ex-deputado Marcelo Melo (PMDB-GO), que sempre foi um grande aliado de Roriz no PMDB de Goiás.
Um político do Distrito Federal que também vai ajudar Roriz é o ex-governador Rogério Rosso, que comanda na capital da República o PSD. Rosso sempre fez política no Entorno, uma das áreas que ele conhece bem, tendo atuado na gestão de José Roberto Arruda como presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), com atribuição de coordenar os programas para a região. Ele é tão ligado ao assunto que defende a proposta de que o Distrito Federal incorpore seis cidades vizinhas ao quadrilátero.
Alvo
O PT também pensa em nomes para Águas Lindas de Goiás, uma das cidades mais visadas do Entorno, pela proximidade com Brasília. O partido do governador Agnelo mira em políticos com potencial de vitória. A legenda se prepara para apoiar a candidatura do deputado estadual Hildo do Candango. Ele disputou as eleições para prefeito quando ainda era do PSB, mas perdeu, em 2008, para Geraldo Messias (PP). Foi apoiado, à época, pelo hoje senador Rodrigo Rollemberg (PSB). Dois anos depois, já filiado ao PTB, saiu-se muito bem no embate legislativo, quando conquistou 45% dos votos do colégio eleitoral de Águas Lindas para vaga de deputado estadual. O grupo político de Hildo ainda estuda a hipótese de lançar a mulher dele, Aleandra Henrique de Souza, para não perder o mandato na Assembleia Legislativa de Goiás.
O PSB é outro que está atento à movimentação política na região adjacente ao DF. O partido se reunirá na próxima sexta-feira com a intenção de debater cenários e possíveis alianças partidárias para as eleições municipais no Entorno.
Rollemberg tem a seu lado um importante aliado, o chefe da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, com muitos projetos previstos para a região, entre os quais o trem que liga Luziânia ao Distrito Federal.
Influência
No município de Águas Lindas, o deputado distrital Benedito Domingos (PP) tem representantes. Um de seus filhos, Marcos Domingos, atua como secretário de Obras e Infraestrutura. Pessoa da confiança de Benedito, o ex-administrador de Taguatinga Gilvando Galdino também é do primeiro escalão na prefeitura, exercendo a função de secretário de Planejamento.