postado em 02/08/2011 17:24
A Polícia Militar Ambiental apreendeu nesta terça-feira (2/8) cerca de 31 pássaros silvestres em uma residência na QNP 13, conjunto P, no Setor P Norte, em Ceilândia. Os animais foram localizados por volta das 14h30, durante um patrulhamento de rotina. Os agentes apreenderam 20 curiós, quatro trinca ferro, quatro sabiás, dois bicudos e um papagaio. O proprietário da casa, um aposentado de 63 anos, foi levado para a 19; Delegacia de Polícia e vai responder por crime ambiental.
Segundo informações do delegado plantonista Dr. Wenderson Teles, alguns animais estavam legalizados, mas muitos deles não possuíam autorização do Ibama para serem criados em cativeiro. Por isso, todos foram recolhidos e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-Ibama), localizado no KM 1 da BR-070.
Ainda de acordo com o delegado Teles, o dono dos animais explicou que os pássaros estavam sem autorização porque tinham acabado de ser comprados. O coleciador assinou um termo circunstanciado se comprometendo a comparecer à Justiça para responder em juízo pelo crime ambiental. Se condenado, poderá pegar de seis meses a um ano de prisão.