Cidades

Relatório aponta onze obras na capital que precisam de manutenção

Flávia Maia
postado em 04/08/2011 13:32
O Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) apresentou nesta quinta-feira (4/8) um relatório com 11 obras que precisam de manutenção. As vistorias foram feitas em junho, julho e no começo de agosto deste ano. Das obras listadas, nove haviam sido vistoriadas em 2009, quando o sindicato apresentou o primeiro relatório ao GDF, e já apresentavam problemas.

Nestes dois anos, somente duas obras passaram por reformas ; a marquise do Palácio do Buriti e o Panteão da Pátria, na praça dos Três Poderes. Porém outras estão em situação crítica. São elas: o entorno do Palácio do Buriti, Ponte Costa e Silva, Ponte das Garças, Ponte do Bragueto, Ponte JK, UnB (reitoria e biblioteca), viaduto da 216 Sul, viaduto da 204 Sul, Viaduto da N2 Norte e Viaduto W Sul (sob a galeria dos estados)

;Se os reparos estivessem sido feitos há dois anos, a situação estaria melhor. Agora, os consertos serão mais caros;, explica Rodrigo da Silva Gazen, presidente da Sinaenco.

Em resposta ao relatório divulgado pela Sinaenco, o Governo do Distrito Federal informou, por meio de nota, que um estudo realizado por técnicos concluiu que a maioria das obras está em condições satisfatórias.

Desde fevereiro, uma equipe formada por técnicos de vários setores do governo está trabalhando na inspeção visual nas principais pontes e viadutos do DF. De acordo com o GDF, o estudo foi realizado pela Secretaria de Obras, a Novacap, o DER e a Secretaria de Transportes e só será divulgado em "um momento oportuno". O trabalho de inspeção rendeu a interdição e a recuperação imediata da Ponte JK.

Os técnicos que realizaram o estudo também constataram que há um grupo de estruturas que exige certos reparos e outro, menor, que necessita de uma ação mais imediata do governo para evitar problemas mais graves. "O foco da recuperação imediata das estruturas deve se concentrar na região central de Brasília, onde estão as construções mais antigas".

O GDF informou ainda que, com base neste diagnóstico, vai abrir um processo de Tomada de Preços, para contratar o serviço de desenvolvimento dos Projetos Executivos que vão permitir a recuperação, no menor espaço de tempo possível, dos viadutos e pontes que estão com as estruturas mais comprometidas.

Os recursos destinados a esta fase do processo, aproximadamente R$ 1,4 milhão, já estão assegurados, através de um convênio a ser assinado com a TERRACAP. O governo prevê que até o fim de setembro o edital que garante o início dos trabalhos estará pronto".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação