Cidades

Novo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, toma posse neste sábado

Flávia Maia
postado em 05/08/2011 20:55
O lema episcopal  do novo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, é
O novo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, toma posse neste sábado (6/8), às 9h, durante uma missa na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 30 bispos e 143 padres de todo o Brasil confirmaram presença no evento.

Aos 51 anos o novo arcebispo da capital federal evita se posicionar em assuntos polêmicos, como a união homoafetiva. Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, ele disse que pretende focar seu trabalho nos problemas sociais, como a violência e a miséria.

A nomeação de Dom Sérgio da Rocha aconteceu no dia 15 de junho e anunciada pelo papa Bento XVI. Dom Sérgio era bispo de Teresina, no Piauí, desde março de 2007. Seu lema episcopal é: "Omnia in Charitate" (1Cor 16,14) ; ;Em tudo, a caridade;.

A posse
A missa de posse possui um rito particular, que consiste na apresentação de documentos apostólicos da nomeação de Dom Sérgio pelo Papa Bento XVI, como arcebispo de Brasília. Além disso, está prevista a leitura da ata e a entrega do báculo (cajado) que significa que o novo bispo não vem em nome próprio, mas em nome de Cristo. A partir desse momento, Dom Sérgio da Rocha iniciará seu episcopado como Arcebispo Metropolitano de Brasília, celebrando a sua primeira missa da capital.

Biografia
Dom Sérgio nasceu em Dobrada - SP, em 21 de outubro de 1959. Foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em dezembro de 1984, e bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de S. Carlos (SP). Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na PUC de Campinas. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena, SP. Fez mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção - SP e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como Diretor Espiritual, Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Também foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos - São Paulo. Exerceu também na Diocese de São Carlos as seguintes funções pastorais: Assessor da Pastoral da Juventude, Coordenador da Pastoral Vocacional, Coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral e Reitor da Igreja São Judas Tadeu, em São Carlos.

Foi bispo Auxiliar de Fortaleza; Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB; membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM, membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e presidente do Regional Nordeste IV.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação