Cidades

Dom Sérgio da Rocha assume, hoje, a direção da Arquidiocese de Brasília

Flávia Maia
postado em 06/08/2011 08:00

Hoje, às 9h, o novo arcebispo de Brasília toma posse durante uma missa na Catedral Metropolitana de Brasília. Dom Sérgio da Rocha, 51 anos, tem discurso ponderado e evita posicionamentos polêmicos como a união homoafetiva. A maior autoridade católica na capital federal diz que pretende olhar Brasília além da política e centrar suas atenções em problemas sociais, como a violência e a miséria. Porém mostrou-se disposto a dialogar com os gestores públicos. Ele disse que tem experiência em negociações políticas por causa do trabalho realizado em Teresina (PI), como integrante da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo disse também que cumprirá as decisões CNBB, mas evitará tomar atitudes ;corporativistas; em relação à Igreja Católica. ;O que em está jogo não é simplesmente o bem da Igreja como algo institucional. Às vezes, até sacrificamos o que é interesse da Igreja em favor do povo;, explicou. O bispo afirmou que ainda não pode opinar concretamente sobre os assuntos polêmicos da sociedade porque precisará de auxílio de gente capacitada. Ele disse que o papel da Igreja é buscar a formação cidadã para que os fiéis votem bem e saibam valorizar a cidadania. ;Nós fazemos a nossa parte o máximo possível, respeitando o que é próprio do governo, do Poder Legislativo e do Judiciário. Temos que traduzir a palavra de Jesus para os dias atuais.;

Dom Sérgio da Rocha disse que ainda não tem programa de ações episcopais. Primeiro, ele quer conhecer a realidade do Distrito Federal para, só então, traçar metas. Para isso, contará com o auxílio das paróquias locais. Por enquanto, o novo arcebispo pretende cumprir os compromissos deixados pelo seu antecessor dom João Braz de Aviz.

Desde que desembarcou, na quinta-feira na cidade, vindo de Teresina (PI), dom Sérgio visitou dois seminários e a Casa do Clero. O histórico de estudos demonstra o interesse do bispo pela formação de novos clérigos. Ele chegou a ser coordenador da Pastoral Vocacional e da Escola de Agentes de Pastoral.

Durante coletiva à imprensa na tarde de ontem, dom Sérgio afirmou que buscará o diálogo e a união da Igreja. Mostrou interesse pela formação de jovens cristãos e ficou satisfeito com a recepção da juventude católica no saguão do aeroporto. ;Me emocionei e fiquei triste em deixar Teresina, mas pela recepção dos fiéis percebi que a permanência aqui será muito boa;, afirmou.

Antes de chegar à Arquidiocese de Brasília, dom Sérgio presidiu o Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal da América Latina (Celam). Durante o encontro com os jornalistas, ele destacou a diferença que existe entre os países e a importância da união de todos na solução de problemas comuns. Comentou que os brasileiros se sentem mais ligados aos portugueses do que aos vizinhos latinos.

Cerimônia
Dom Sérgio da Rocha será o quarto arcebispo de Brasília e o mais jovem a ser consagrado para o cargo. Cerca de 30 bispos e 143 padres deverão participar da cerimônia de hoje. Em junho último, o novo arcebispo comemorou 10 anos de bispado. Ele é conhecido na comunidade eclesiástica como moderno e muito ligado aos acontecimentos da realidade. No site da CNBB, há vários artigos assinados por ele, nos quais expressa opinião sobre temas atuais, como a importância da Lei Maria da Penha e o acidente nuclear de Fukushima, no Japão. Dom Sérgio é um dos defensores de uma revisão nas normas de segurança das usinas nucleares.

Polêmicas
Entre as posições sobre assuntos polêmicos da CNBB estão o não uso de pílula anticonceptiva e preservativo, apesar de um documento do Vaticano justificar moralmente o uso do preservativo para evitar a transmissão do vírus da Aids. A CNBB também se posicionou contra a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a união estável de casais homossexuais e reafirmou seu entendimento contra o aborto.

Quem é dom Sérgio da Rocha
Nascido em 1959, no município paulista de Dobrada, ele teve rápida ascensão na trajetória eclesiástica. Tornou-se padre aos 25 anos e, aos 42, foi consagrado bispo na Catedral de São Carlos (SP). Estudou filosofia, fez mestrado em São Paulo e doutorado em Roma. Foi bispo-auxiliar de Fortaleza e, até a divulgação da nomeação para Brasília, era arcebispo metropolitano de Teresina. Além de liderar os católicos locais, dom Geraldo continuará atuando como integrante da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB.


Os antecessores
Dom José Newton

Foi o primeiro arcebispo de Brasília e do Ordinariado Militar no Brasil. O bispo esteve à frente da Arquidiocese de 21 de abril de 1960 a 14 de fevereiro de 1984. Seu lema episcopal era: ;Adveniat Regnum Tuum; (;Venha a nós o teu reino;). Dom Newton nasceu em 16 de outubro de 1904, em Niterói (RJ), e faleceu aos 97 anos, em 11 de novembro de 2001. O corpo dele foi sepultado na cripta da Catedral Metropolitana de Brasília.

Dom José Freire Falcão
Nasceu em 23 de outubro de 1925, em Ererê, interior do Ceará. Em 1967, foi nomeado bispo e assumiu a Arquidiocese em 5 de maio de 1984. Com o lema: ;In humilitate servire; (;Servir na humildade;), o religioso deu continuidade ao trabalho de dom Newton. Dom Freire Falcão foi nomeado cardeal em 1998, e ocupou o cargo até janeiro de 2004. Atualmente é arcebispo emérito de Brasília.

Dom João Braz de Aviz
Nasceu na cidade de Mafra (SC), em 24 de abril de 1947. Após o pedido de renúncia do cardeal dom José Freire Falcão, em 2004, Dom João foi transferido para Brasília, nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília, e adotou o lema ;Omnes Unum Sint; (;Que todos sejam um;). Em 15 de fevereiro de 2011, deixou a Arquidiocese para assumir o cargo de Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.

Paróquias em oração
A cerimônia de posse de um arcebispo possui rito particular. Desde quarta-feira, as128 paróquias do Distrito Federal rezam o tríduo após a homilia. Trata-se de uma oração agradecendo a vinda do novo arcebispo. Durante a missa de hoje documentos apostólicos da nomeação de dom Sérgio pelo papa Bento XVI serão lidos. Além disso, o novo bispo vai receber um cajado que significa que o novo arcebispo não vem em nome próprio, mas em nome de Cristo. A partir desse momento, dom Sérgio da Rocha iniciará o seu episcopado e celebrará a primeira missa na capital federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação