postado em 06/08/2011 22:45
Após a energia elétrica ter sido reestabelecida às 19h30 em cerca de 80% do Lago Norte, os moradores se viram, novamente, sem luz na noite desse sábado (8/6). A alternativa emergencial apresentou problemas por volta das 20h30 e deixou a maior parte do bairro no escuro. "A Companhia Energética de Brasília (CEB) já está lá para ver qual foi a falha. O circuito deve ter ficado sobrecarregado", afirma o assessor de imprensa da CEB, Mauro Alvos Pinheiro.O apagão, que afetou todo o bairro às 17h51, ocorreu por conta de um defeito em duas linhas de transmissão que saem da subestação Brasília Norte (próximo ao setor militar urbano) e alimentam a subestação do Lago Norte. De acordo com infomrações da asessoria de imprensa da CEB uma das linhas já estava com problemas e a segunda- que até então estava transmitindo luz para o bairro- apresentou falha às 17h51. A falha também comprometeu o fornecimento de luz do bairro Colorado.
O defeito foi encontrado na saída do cabo sublacustre (que passa por baixo do Lago), na mufla - um sistema de emenda do cabo. A previsão é que a peça será consertada amanhã. Enquanto isso, o fornecimento de energia elétrica é feito por outras vias, como a do Paranoá.
Apagão também em Taguatinga e em Águas Claras
Os moradores da QN A 14 e 13 ficaram sem luz por pelo menos 4 horas na tarde deste sábado. Segundo habitantes, um pombo posou em um fio de alta tensão e provocou uma explosão. "Ouvimos um estouro na fiação e a energia foi embora por volta das 16h30", conta a servidora pública Claúdia Vieira Lima, 45 anos.
"O número 0800 da CEB não atende, a Aneel também não tem plantão no fimde semana e no outro número que existe na conta de luz te deixam esperando por pelo menos cinco minutos. Disseram que iam mandar equipes para reestabelecer a energia e quatro horas depois nada foi feito ainda", reclama.
Claúdia mora com o marido e quatro filhos e lamenta não poder sequer tomar um banho. "Chega sábado você quer relaxar, ver uma televisão e é impedido", acrescenta. "Voltei com minha filha às 19h e tive que abrir o portão manualmente. Acho perigoso", completa. "O prejuízo é só da população e nossas faturas não são baratas", enfatiza.
Em Águas Claras, moradores também reclamaram pelo twitter da falta de energia há pelo menos cinco horas. A assessoria de imprensa da CEB disse se tratar de casos localizados. E os moradores podem procurar a empresa no número 0800 61 01 96.