Publicidade

Estado de Minas

Duas mil pessoas aproveitaram workshops e degustação no Brasília Gourmet


postado em 07/08/2011 08:00 / atualizado em 07/08/2011 09:38

Luana Berredo entusiasmou-se com o processo de preparação das pizzas:
Luana Berredo entusiasmou-se com o processo de preparação das pizzas: "Eu achei que nenhuma criança podia cozinhar. Hoje, eu vi que pode" (foto: Pedro Ladeira/Esp.CB/D.A Press)


Para os apreciadores dos prazeres da boa mesa, trata-se do paraíso. Em seu segundo dia, a feira gastronômica Brasília Gourmet – Ícones da capital atraiu mais de 2 mil pessoas, entre as quais era possível encontrar desde curiosos e cozinheiros de fim de semana até chefs ansiosos por aprender novas técnicas e pratos com os nomes mais estrelados do ramo. Havia ainda crianças assimilando desde cedo as cores, as texturas e os sabores da culinária. A expectativa é que até o encerramento, às 17h de hoje, 5 mil visitantes tenham passado pelo espaço Unique Palace, no Setor de Clubes Sul, onde é realizado o evento.

O Brasília Gourmet é dividido em duas vertentes. Uma delas são os workshops destinados aos adultos e aos pequenos. Para participar deles, é preciso ter feito inscrição. As vagas estão esgotadas. A outra atração da feira é um passeio pelos 15 estandes, em que expositores oferecem quitutes para venda e degustação.

A experiência contenta tanto os olhos como o paladar. Que o diga o funcionário público Paulo Antônio Lima Costa, 44 anos. Acompanhado da filha, Luísa Freitas Costa, 16, ele provou queijo de leite de cabra, tanto puro quanto misturado com ervas finas. “Vim para conhecer, pois me interesso por gastronomia. Achei o queijo diferente. É bem mais macio e arenoso do que o de leite de vaca”, opinou.

A comida escolhida por Paulo era a novidade dentre as disponíveis ontem para que as pessoas pudessem experimentar. Produzido pelo criador de cabras e aves Armando Rollemberg, o produto nem foi para o mercado ainda. “Estamos iniciando o processo de degustação para lançamento da nossa linha, sob a marca Caipira Chique”, contou ele, que tem um sítio em Luziânia (GO). A intenção dele, que fornece gansos e faisões para revenda, é se tornar fornecedor de restaurantes locais.

Crianças
O almoço para os frequentadores do Brasília Gourmet, que no ano passado ficou por conta de Alice Mesquita, do restaurante Alice Brasserie, nesta edição é servido pelo Lagash e teve receitas elaboradas pela chef Fátima Hamu. As refeições disponíveis no cardápio são todas pagas.

Este ano, a dona do Brasserie participou do evento de maneira diferente, mas igualmente gratificante. Alice Mesquita foi uma das chefs que ministrou as aulas de culinária para crianças. Sua oficina foi a de finger food (algo parecido com “comida de dedo”, em uma tradução livre), termo usado para se referir a pratos rápidos e fáceis de preparar. Com formação original em letras e ex-mestra de alfabetização, ela sentiu-se em casa ensinando os pequenos.

“Acho superimportante elas entenderem que dá para fazer coisas simples e saudáveis em casa, em vez de irem para o fast food comer sanduíche. Fiz questão de apresentar pratos sem excesso de sal ou açúcar, tudo grelhado ou assado”, relatou a chef, que orientou as crianças no preparo de canapé com maionese de ervas, salmão defumado e ovo de codorna; minissalsicha assada com mel e gergelim; e espetinho de frango marinado ao açafrão, suco de limão, azeite e sal, acompanhado de molho rosé.

O chef Marco Veronese também ficou animado com o trabalho feito com meninos e meninas. “Eles fizeram tudo, abriram a massa pré-cozida e montaram duas pizzas”, comentou, impressionado. Ele ensinou a feitura das pizzas marguerita e banana com canela. Luana Berredo, 6 anos, surpreendeu-se com a própria habilidade. “Eu achei que nenhuma criança podia cozinhar. Hoje, eu vi que pode”, entusiasmou-se.

Fique atento
Confira a programação do último dia do Brasília Gourmet — Ícones da capital

Aulas para adultos
» Risoto italiano
10h às 11h
Jozyanne Costacurta

» Polenta ao molho de linguiças regado ao azeite e parmesão
11h30 às 12h30
Anamaria Toscano

» Parfait de figos, tâmaras e nozes com calda de chocolate e framboesa
14h às 15h
Renato Ialenti

Workshops
» Especial Ceviche
10h às 11h
David Lechtig

» Cupcakes
11h30 às 12h30
Ricardo Arriel

» Minitortas
14h às 15h
Karim Schneider

» Torta Bourdaloue
15h30 às 16h30
Daniel Briand

Aulas para crianças
» Cozinha divertida
10h às 11h
Dudu Camargo

» Cupcakes divertidos
11h30 às 12h30
Daniela Loyola

» Cozinha mágica
14h às 15h
Diego Koppe

Concurso
Novos talentos competirão na categoria melhor sobremesa
15h30 às 17h

  • Tags
  • #
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade