O governador Agnelo Queiroz criou duas novas Secretarias de Estado na estrutura do Governo do Distrito Federal (GDF). O decreto foi assinado no iníico da noite desta segunda-feira (8/8). A Secretaria do Idoso, que será assumida pelo suplente de deputado federal Ricardo Quirino e a Secretaria da Igualdade Racial, que vai ficar a cargo de Josefina Serra dos Santos,que atuava como chefe da Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial do DF, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus).
Segundo a Secretaria de Comunidação (Secom), a ideia de dar atenção à terceira idade já era preocupação do governador, já que ele havia criado a Secretaria da Criança e a Secretaria da Juventude. De acordo com a Secom, a cidade tem um alto índice de longevidade e um elevado percentual da população na terceira idade.
Em relação à segunda secretaria, Agnelo quis dar mais espaço e relevância às ações em defesa da igualdade racial, transformando a Coordenadoria que existia em Secretaria.
Segundo a Secom, por ter uma estrutura enxuta e não acarretar aumento de despesas, as novas secretarias não precisam de apreciação na Câmara Legislativa.