Acostumados com o tempo seco e o calor nesta época do ano, os brasilienses foram surpreendidos nesta quarta-feira (10/8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou o dia mais quente do ano: 31,2;C. De acordo com a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, a média deste mesmo período nos últimos anos foi de temperatura máxima de 27.3;.
A sensação térmica ficou em torno de 30;C no fim da tarde. ;Nessa época do ano costuma ficar bastante seco e quente e as temperaturas começam a aumentar. Ela varia de acordo com o vento, o que muda também a sensação térmica;, explicou.
As condições meteorológicas favoreceram a baixa umidade relativa do ar, que deve permanecer abaixo de 30% até sexta-feira (12/8).
[SAIBAMAIS]Estado de atenção
A Defesa Civil manteve o estado de atenção nesta segunda-feira (8/8) devido aos baixos níveis de umidade relativa do ar no Distrito Federal. Durante a última semana, o DF apresentou índices de umidade entre 30% e 20% e o estado de atenção foi decretado na sexta-feira (5/8).
Segundo a Defesa Civil, se a umidade relativa do ar volta a cair nesta semana, é possível que o DF entre em estado de alerta até quinta-feira (11/8), quando a umidade fica entre 20% e 12%.