Enviada Especial
postado em 11/08/2011 16:03
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da comitiva, desembarcou em Hong Kong no início da tarde desta quinta-feira (11/8). O voo estava cheio de atletas que vão disputar os jogos universitários. A data prevista para o retorno da comitiva está marcada para este domingo (14).A agenda de Agnelo de hoje começa em Shenzhen, cidade chinesa onde ocorre a Universíade de 2011. Depois ele irá conhecer as instalações da Vila dos Atletas e participará da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional brasileira no fim do dia. O jantar será com os dirigentes da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu).
Na visita à China o governador lançará Brasília como candidata a receber a edição de 2017 dos jogos universitários mais conhecido como Universíade, que ocorre a cada dois anos. O evento configura entre os três mais importantes do esporte internacional, Copa do Mundo e Olimpíadas. Cerca de 10 mil atletas irão participar do evento, sendo que 70% desses atletas participaram também dos Jogos Olímpicos.
Para formalizar a candidatura é necessário que a cidade esteja presente nos jogos, isso faz parte de uma das exigências da federação organizadora do evento. Agnelo viajará numa comitiva com quatro secretários. O presidente da Câmara Legislativa, Patrício, e o distrital Cristiano Araújo também estão no grupo.
Uma comitiva da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu) virá a Brasília no fim deste ano, por volta de setembro ou novembro, pouco antes do anúncio oficial da cidade sede da Universíade 2007, que ocorre ainda este ano.