Cidades

Tesourinha da 213 Norte servirá de modelo para 14 novos acessos ao Eixão

Antonio Temóteo, Ana Maria Campos
postado em 13/08/2011 08:00
O Governo do Distrito Federal quer criar novos pontos de entrada e de saída para o Eixão a partir das tesourinhas do Plano Piloto. O modelo existe entre as quadras 213 e 113 Norte, mas a Secretaria de Obras pretende implantar mais sete pontos semelhantes na Asa Sul e outros sete na Asa Norte. O projeto está avaliado em R$ 10 milhões. A previsão é de que a empreitada tenha início nos próximos meses. Antes de começar a intervenção nas vias, no entanto, o governo precisa de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para modificar as áreas e os canteiros.

O secretário de Obras, Oto Silvério Guimarães, explicou que os técnicos da pasta finalizam um estudo de engenharia para identificar e avaliar as tesourinhas que receberão as novas pistas de acesso ao Eixão. ;Vamos buscar um entendimento com o Iphan. Essa é uma obra de custos baixos, mas com grande impacto para o trânsito de Brasília;, comentou.

Guimarães também detalhou que são prioridades da pasta a construção de mais 400 metros quadrados de calçada no Plano Piloto, de 100 quadras cobertas em escolas públicas e 50 pontos de encontro comunitários. ;Faremos a pavimentação da pista central do (Setor) Noroeste e do Parque Burle Marx (Asa Norte);, acrescentou.

Liberação
Segundo o superintendente do Iphan no DF, Alfredo Gastal, técnicos da Secretaria de Obras apresentaram o projeto para as mudanças nas tesourinhas na última quinta-feira e, em princípio, não há elementos que interfiram no tombamento da cidade. Gastal também solicitou ao GDF que encaminhe para o instituto informações sobre o impacto que a empreitada causará no trânsito dos Eixos.

O superintendente explica que 70% dos postos de trabalho no DF estão concentrados no Plano Piloto e, diariamente, um milhão pessoas se deslocam até o centro de Brasília. ;O Iphan não analisa apenas as questões relacionadas ao tombamento. Olhamos a cidade como um centro metropolitano e uma pequena intervenção pode ter um efeito negativo. O DF sofre com os problemas da falta de transporte público e carece de investimentos para melhorar essa situação. Isso é a chave para todos os problemas de Brasília;, avaliou.

O servidor público Ânderson Pereira de Castro, 45 anos, trabalha na Esplanada dos Ministérios e todos os dias usa o Eixão para chegar à Câmara dos Deputados. Morador da 215 Norte, Castro avalia que a iniciativa vai melhor o trânsito no Eixo Rodoviário porque diminuirá o tempo de espera nos retornos. ;Espero que essas pistas fiquem prontas logo, porque os engarrafamentos são comuns no Plano Piloto. Perco até 25 minutos nos horários de pico para sair do Eixão e entrar na minha quadra;, disse.

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