Cidades

Vacinação contra sarampo e parilisia acontece hoje em 308 postos do DF

postado em 13/08/2011 08:00
Cerca de 236 mil crianças até 7 anos deverão ser imunizadas, hoje, contra a paralisia infantil e o sarampo. Os pais devem procurar, das 8h às 17h, um dos 308 postos de vacinação ; a lista dos locais pode ser acessada pelo site da Secretaria de Saúde (www.saude.df.gov.br). Meninos e meninas menores de 5 anos tomarão a segunda dose das gotinhas contra a poliomielite, enquanto os pequenos entre 1 e 6 anos devem tomar a vacina contra o sarampo. A intenção é levar a imunização a pelo menos de 95% da população alvo. Na primeira etapa da campanha, em junho, foram vacinadas 197.786 crianças, menos 95% da população infantil.

Os cartões de vacinação devem ser apresentados na hora. ;Mas isso não quer dizer que quem não tiver esse documento não poderá levar os filhos. Cabe frisar que o ideal é que todos os pais tenham o cartão, pois ele é importante para a vida da meninada. Nós temos que voltar ao hábito de usá-lo;, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes.

No total, 300 mil doses de vacina Sabin estão disponíveis à população durante essa segunda etapa da campanha. Sônia Geraldes explica que as crianças que foram imunizadas antes poderão novamente ser vacinadas. ;É importante que mesmo quem já tomou vá tomar novamente. É indiscriminado. Todas devem tomar, exceto em situações contraindicadas, como febre alta ou um histórico de alergia (ver quadro);, explicou.

Programa de sábado
Com os cartões de vacinação em mãos, o casal Tatiana Kely, 30 anos, e Luiz Aurélio Rodrigues, 34, começará a programação de fim de semana com a ida ao shopping ,em Águas Claras ,que terá um posto de atendimento. Os dois vão levar as filhas Giovana , 4, e Sophia, 1, para receberem as vacinas;A Giovanna normalmente tem reação às injeções, mas, mesmo assim, prefiro vacinar do que vê-la doente;, diz Tatiana Kely, que é professora.

O DF não tem nenhum registro de poliomielite há 24 anos. No Brasil, há 22 anos, a doença não se manifesta. Em abril deste ano, Brasília contabilizou apenas um caso de infecção por sarampo. Um homem de 32 anos viajou para a Europa e voltou com sintomas da doença. À época, o Velho Continente enfrentava epidemia de sarampo. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes, o paciente não foi imunizado antes de embarcar para o exterior. ;Ele não chegou a transmitir o vírus a ninguém.;, disse a diretora.

Contraindicações

Não devem tomar as vacinas:
; Crianças com infeções agudas
; Com febre alta (acima de 38; C)
; Com histórico de alergia grave a algum componente da vacina
; Em tratamento de câncer ; que estejam fazendo quimioterapia e radioterapia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação