postado em 13/08/2011 08:00
Depois de enfrentar uma maratona de estudos e provas para conquistar a tão sonhada vaga na Universidade de Brasília (UnB), os novos alunos participaram, ontem, de um momento de descontração e integração com o espaço acadêmico. Cerca de 2 mil calouros do segundo semestre de 2011 foram ao Centro Comunitário para receber as boas-vindas. O reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Júnior, lembrou aos estudantes que eles fazem parte de um grupo de aproximadamente 40 mil alunos, entre graduação, pós, extensão e educação a distância. ;Sejam muito bem-vindos, sintam-se acolhidos, sintam-se protagonistas;, saudou-os. Ele convocou todos a utilizarem a universidade como forma de mostrar à sociedade qual é ;o modo de fazer da juventude;.Também estavam presentes os decanos da UnB, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos três câmpus da universidade. Foram disponibilizados ônibus para que os calouros dos outros câmpus participassem. Todos receberam kits com lápis, caneca, a revista Darcy e um caderno com informações úteis sobre a universidade, tudo dentro de uma ecobag. Depois da recepção, os novos alunos foram almoçar no Restaurante Universitário (RU) e os que fizeram inscrições participaram de trilhas para conhecer a UnB e também de oficinas, como a de caiaque e a de atores para não atores. A programação seguiu até o fim da tarde.
Rodrigo Ribeiro, 19 anos, passou para o curso de turismo e gostou da recepção preparada para os calouros. ;A organização é muito bacana. O pessoal é receptivo e caloroso aqui;, diz. Ele participará do próximo tour pela universidade. ;Pretendo conhecer as instalações, porque vou ter aulas em locais espalhados.;
Expectativa
Cerca de 4 mil alunos ingressaram na UnB neste semestre. Os estudantes já fizeram a matrícula nas disciplinas e as aulas começam na próxima segunda-feira. A jovem Louise Vieira, 18 anos, foi aprovada para economia no câmpus do Plano Piloto e acredita que o curso escolhido tem a ver com sua personalidade. Ela gostou muito da a recepção. ;É um momento para conhecer outros calouros. Dá para ficar mais animada para segunda-feira;, disse. Danilo Henrique, 17 anos, passou no vestibular para engenharia, no câmpus do Gama, depois da segunda tentativa de ingressar no ensino superior público. Ele achou interessante a organização da universidade para receber os calouros e ficou impressionado com o tamanho do evento. ;Eu esperava ver poucas pessoas aqui;.
Estudantes que passaram no vestibular sem concluir o ensino médio também compareceram. Natália Sarellas, 17 anos, conseguiu uma vaga em administração no Câmpus Darcy Ribeiro. Ela foi uma das calouras que precisou de liminar judicial para fazer as provas do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) e conseguir se matricular na UnB. ;Espero que a universidade seja melhor do que o ensino médio. Eram muitas matérias que não me interessavam. Agora, esse curso já é direcionado para o que eu gosto;, apontou.
André Machado, 18 anos, é calouro do curso de química do Câmpus Darcy Ribeiro e também passou no vestibular sem ter concluído o ensino médio. Diz ter feito a prova como um teste, mas preferiu não marcar a opção de treineiro na inscrição. O jovem pretende ser perito criminal da Polícia Federal. Quando corrigiu a prova e viu que tinha chance de passar, começou a cursar o Ceteb, pois já havia completado 18 anos. Ele foi aprovado em segunda chamada. ;Fui o único da minha escola que passou no meio do ano;, comemorou.
No próximo dia 31, a universidade encerra os eventos voltados para a recepção dos calouros com a tradicional aula da inquietação. Este ano, os convidados são o poeta Nicolas Behr e o ator Juliano Cazarré, que vive o personagem Ismael da novela Insensato coração, da Rede Globo. Cazarré foi aluno do curso de artes cênicas da UnB.