Cidades

Cerca de 50 mil pessoas participam da abertura da Marcha das Margaridas

postado em 16/08/2011 17:55

Os trabalhadores rurais visitam estandes com produtos de diferentes regiões
A abertura oficial da 4; Marcha das Margaridas começou por volta das 16h desta terça-feira (16/8) no Pavilhão do Parque da Cidade. Segundo a assessora do evento, Maria do Carmo, cerca de 50 mil pessoas estão no local. As comitivas de trabalhadores rurais, que começaram a chegar na parte da manhã, continuam desembarcando ao longo do dia. A expectativa é que nesta quarta-feira (17/8) o número chegue a 70 mil pessoas. O trânsito próximo ao local está parcialmente interditado, com preferência aos ônibus das comitivas. Os motoristas devem evitar trafegar pelo local.

Durante a manhã, os trabalhadores foram recebidos com um café da manhã e participaram de oficinas e apresentações culturais. O objetivo da manifestação é melhorar a condição das mulheres do campo e da floresta. As principais atividades do evento ocorrem na quarta-feira. Por volta das 5h50, o grupo sai do Parque da Cidade rumo à Esplanada dos Ministérios. Entre as 8h30 e 10h as trabalhadoras farão um ato na Esplanada, na Praça das Bandeiras. As trabalhadoras participarão de um ato de encerramento às 15h no Parque e, a partir das 17h, começam a retornar aos estados de origem.

Um grupo com 18 pessoas vindas de Januária (MG) desembarcou durante a manhã. Segundo o presidente da comissão, Antônio Rosa dos Santos, a manifestação é importante para as conquistas da categoria. "Precisamos lutar pelos direitos dos trabalhadores, porque sofrem discriminação e não têm toda a atenção do governo. Não vamos conseguir nada da noite para o dia, cada movimento rende um pouco. As melhorias acontecem de forma gradativa", disse Antônio.

[SAIBAMAIS]Os trabalhadores vão passar a noite em barracas montadas ao lado do Pavilhão do Parque da Cidade. Os alojamentos estão divididos em quatro grupos, de acordo com as regiões do Brasil. Eles contam ainda com praças de alimentação e diversos estandes com produtos de vários lugares. Para garantir a segurança, a Polícia Militar conta com 43 homens durante o dia e 95 na parte da noite.

Trânsito

O trânsito está parcialmente interditado nas proximidades do Pavilhão. Agentes cuidam do tráfego, que é lento devido à chegada das comitivas. Os carros estão autorizados a passar pelo local, mas a preferência é dos ônibus, que param a todo o instante para os passageiros desembarcarem. A policia recomenda que os motoristas evitem o Parque da Cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação