Cidades

Em 2007, Marcha das Margaridas reuniu 14 mil mulheres na Esplanada

postado em 17/08/2011 08:00
A última edição da Marcha das Margaridas foi realizada há quatro anos, em 22 de agosto de 2007. Segundo as estimativas da Polícia Militar, pelo menos 14 mil mulheres estavam na passeata. Pelas contas das manifestantes, no entanto, 30 mil margaridas participaram do movimento. Elas andaram por um percurso de 10km de extensão e caminharam pela Esplanada dos Ministérios a fim de reivindicar melhorias para o trabalho no campo. As margaridas protestavam também contra a violência e a desigualdade social enfrentadas por elas. O então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso para o grupo de milhares de mulheres vindas de todo o país.

A passeata causou engarrafamentos memoráveis no Distrito Federal. Pelos cálculos do Departamento de Trânsito (Detran-DF), os motoristas demoraram cerca de uma hora para atravessar trechos que, em dias normais, seriam percorridos em apenas 10 minutos. A fim de facilitar um pouco a vida dos condutores, os semáforos de várias avenidas da cidade ficaram intermitentes. Algumas pistas, no entanto, tiveram de ser totalmente interditadas para a passagem das manifestantes. A via S1 do Eixo Monumental, por exemplo, permaneceu fechada durante três horas em toda a extensão, entre a Rodoferroviária e o Congresso Nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação