postado em 17/08/2011 07:05
A interdição do trânsito no Eixo Monumental para a realização da Marcha das Margaridas nesta manhã de quarta-feira (17/8) complica praticamente todas as vias do Distrito Federal, o "efeito dominó" prejudica mesmo aquelas que não têm relação direta com o Eixo. O trajeto das margaridas inclui a saída do Parque da Cidade, passagem pela via S1 e, em seguida, se encaminham pela contramão da N1 até a Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar informa que não foram registrados acidentes nesta manhã e que os engarrafamentos são a combinação do trânsito interditado com motoristas que optam pelo mesmo caminho.[SAIBAMAIS]
Os motoristas que passam pela Estrada Parque Taguatinga enfrentam bastante retenção no sentido Brasília. O congestionamento está entre a saída do Guará e a Octogonal. A situação é ainda pior para quem vem da Estrutural para o Plano Piloto. O trânsito não anda no Viaduto Ayrton Senna e piora quando chega ao Eixo Monumental pela via S1.
Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), uma capotagem na descida do Riacho Fundo complica ainda mais o tráfego. Informações sobre a vítima, no entanto, ainda não foram divulgadas.
Quem passa pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), tanto Sul quanto Norte, também enfrentam problemas. Na parte Sul, a complicação está entre o Park Way e o acesso ao Eixão Sul, onde o fluxo é um pouco melhor. Na BR-040, antes da Epia, também há engarrafamento. No local, a complicação se estende um pouco além do trecho entre Santa Maria e Valparaíso. A parte Norte também se encontra parada. Na BR-020, o trânsito está parado entre a região do Grande Colorado, Epia e acesso ao Eixão Norte.
O congestionamento na Estrutural se reflete, também, na BR-070. Moradores de Águas Lindas que seguem pela via enfrentam movimento lento na chegada à Ceilândia. As outras duas rodovias federais que cortam o DF - a BR-060 e BR-080 - não estão congestionadas.