Cidades

Brasilienses vivem um dia de catador de lixo durante campanha neste domingo

postado em 18/08/2011 20:00

O mundo ficou pequeno demais para tanto lixo. Esse é o slogan da campanha que convida a população do Distrito Federal e Entorno a recolher o lixo das ruas e locais públicos com o "Limpa Brasil, Lets Do It". Em um só dia, os voluntários terão a chance de vivenciar em Brasília uma iniciativa que percorreu 20 das principais cidades do mundo. O evento ocorre neste domingo (21/8). Quem quiser participar pode se inscrever através do .

Os preparativos começaram nesta quinta-feira (18/8) em 145 agências do Banco do Brasil, onde serão distribuídos kits com luvas e sacos feitos de matéria-prima renovável para os voluntários. São 100 kits em cada agência que podem ser retirados por quem não fez inscrição no site do movimento e quer participar. Os locais de coleta estarão espalhados pela cidade. O objetivo é tornar esse hábito sustentável em algo usual para os brasileiros.

A voluntária Pétala Mendes vai completar 25 anos no dia 22 deste mês e uma das maneiras de comemorar será participando do movimento. ;No domingo vou brincar de catadora. Ia chamar todos os amigos para catar lixo junto comigo, mas é difícil ter a adesão de todos", lamentou. " As pessoas esquecem esses pequenos valores que fazem parte do cotidiano. Lixo é uma coisa que a gente prefere não pensar, por ser um assunto desagradável. Isso acontece porque tudo o que a gente não quer mais é jogado fora, mas o fato de não querermos lidar com esse lixo não faz ele desaparecer;, explicou.

A coleta de lixo seletiva faz parte da rotina de Pétala. ;Encontrei um jeito de me equilibrar, e isso me faz bem. Eu sei que não vou mudar o mundo, mas mudar uma pessoa e mudar a mim mesma é melhor do que ganhar um salário no fim do mês;, afirmou. A voluntária disse que vai continuar engajada com as atividades do movimento. A primeira delas será visitar algumas escolas do DF para difundir o debate sobre ecologia e educação.

Educação
Segundo a diretora executiva Marta Rocha, da Atitude Brasil 11, responsável pela organização do evento, a educação é o foco principal do movimento no Brasil, com a ideia de estimular o cidadão a pensar nas atitudes com o lixo e criar uma nova cultura com relação ao espaço publico. ;Existe uma teoria de um filósofo que diz que quem aprende a limpar não suja;, lembrou. No Brasil, o evento acontecerá em 14 cidades, o que difere de outros países, com a ação realizada apenas uma grande cidade.

Ainda de acordo com a diretora, o critério usado para selecionar os locais foi feito a partir do mapeamento de cidades com mais de um milhão de habitantes. ;Quando se trata de educação, não podemos educar, informar e oferecer esse serviço em uma só uma cidade;, afirmou. Para a organizadora, é do interesse de toda empresa e da sociedade civil viver sob os conceitos de educação de paises sustentáveis.

Sujeira
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, apoia o movimento Limpa Brasil, Let;s Do It. Para ele, o projeto é simbólico, com o ato de recolher o lixo. ;A campanha é muito interessante e serve para mobilizar a sociedade fortemente. Nosso setor é muito acusado pelos excessos de resíduos e esse engajamento do setor será muito importante;, enfatizou.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, são produzidas diariamente 11 mil toneladas de lixo, sendo que 80% é de resíduo da construção civil. Os outros 20% equivalem ao lixo comercial e domiciliar e destes, só 1% é reciclado. Segundo a secretaria, atualmente o DF não tem políticas públicas para resíduos sólidos, entretanto a assessoria do órgão afirmou estar desenvolvendo o fechamento do lixão da Estrutural, a implementação do sistema de coleta seletiva, abertura de quatro usinas de lixo, a criação de um aterro sanitário e reciclar 50% do lixo. O objetivo é que tudo seja viável até 2014.

Catador
Para a coordenadora-geral do Projeto Limpa Brasil em Brasília, Márcia Martinn, a primeira etapa é engajar e mobilizar o cidadão para vivenciar as experiências de um catador de lixo. ;Eles [os catadores] tiveram coragem de se envolver na mazela do lixo, pedindo para que a sociedade entenda essa disposição e respeite ao compreender o quanto essa é uma mobilização de amor à Brasília;, contou. Segundo ela, as pessoas costumam pensar que a coleta seletiva não funciona porque depois os resíduos ficarão misturados. ;Isso não tem problema, o importante é cada um fazer a sua parte;, concluiu.

Conscientização
De acordo com a professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília Izabel Zaneti, o dia dedicado a limpar Brasília mostra a importância da coleta seletiva solidária porque do outro lado do lixo tem alguém que de alguma maneira sobrevive desse resíduo. Segundo a professora, existe na UnB um movimento de coleta seletiva que conta com uma infraestrutura preparada pela administração e caixas de papelão dentro das salas, exclusivas para papel. Izabel afirma ainda que foi feito um curso pra os funcionários de limpeza e agora é fase de conscientização com os alunos. ;Essa movimentação veio a calhar e coincidiu com o inicio do semestre letivo. É preciso estar atento à consciência e preservação do meio ambiente e refletir sobre o pertencimento à natureza;, afirmou. Segundo a professora, existe um projeto de capacitação dos funcionários quando a greve chegar ao fim.

Izabel também contou sobre o encontro de alunos com Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, no Campi Darcy Ribeiro. Na ocasião, os estudantes tiveram a chance de assistir e discutir sobre o documentário do qual Tião é personagem, Lixo Extraordinário. ;As cenas documentadas chamam muito a atenção das pessoas para ver a responsabilidade de cada um sobre seus resíduos;, disse.

Segundo Tião, o lixo é um problema mundial e existem maneiras simples de resolver, a começar pela mudança de atitude. ;A educação ambiental começa pelo cidadão, que deve cobrar e ir atrás da implementação do sistema de coleta seletiva. A sociedade tem de estar consciente do papel dela e abraçar a coleta como algo importante;, afirmou. Como catador de lixo, Tião disse que o evento é uma oportunidade para o voluntário ter noção da quantidade de lixo gerada pelas pessoas e valorizar a atividade. ;Essa é uma oportunidade de vestir a camisa e ver com o que o catador de lixo lida;, contou.

Lixo recolhido
Um dos 30 pontos de entrega da coleta de lixo, definidos junto ao Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), será no Restaurante Green, no comércio da quadra 302 da Asa Norte. De acordo com o dono do estabelecimento, Rogério Mazer, o local já está em processo de separar o lixo interno há muito tempo.

Adesivos de reutilize, recicle, reuse estão espalhados pelo restaurante para o uso do cliente. ;A intenção é que o cliente divulgue a ideia. Após um mês engajado na missão sustentável, ocorre o sorteio de um almoço;, explicou. Ainda segundo Mazer, a sacada do restaurante foi constatar a grande produção de lixo e ver que o impacto deixado pelos clientes também colaborava. ;Percebemos que estávamos comprando o lixo dos clientes que almoçam aqui e isso veio a somar intenções para reduzir a quantidade e dar um tratamento para esse lixo. Agora os clientes têm orgulho de comer aqui e saber que o impacto vai ser amenizado;, contou.

Festa no final do dia

A cada saco entregue nos pontos de coleta, os voluntários receberão um ingresso. No fim do dia, por volta das 17h, eles terão a chance de assistir a um show montado no gramado central da Esplanada dos Ministérios com artistas nacionais e locais. Irão se apresentar no palco: Tihuana, Ed Motta, Dhi Ribeiro, Banda InNatura e Renata Jambeiro. ;Nós queríamos que eles [os voluntários] tivessem algum tipo de recompensa para também se divertir ao ajudar na ação;, comentou Tião Santos, responsável pela logística regional do evento.

Como tudo começou
O Movimento Limpa Brasil, Let;s Do It! foi lançado com a colaboração da Unesco no Brasil na cidade do Rio de Janeiro no dia 5 de junho deste ano. À época, mais de 17 mil toneladas de lixo reciclável foram recolhidas das ruas. O mutirão permanecerá ativo no país por 10 anos, durante esse tempo as 14 capitais vão ser visitadas novamente a cada dois anos.

O evento foi idealizado em 2008 na Estônia pelo ambientalista Rainer Nõlvak. Cerca de 50 mil voluntários recolheram 10 mil toneladas de lixo encontrado em praças, florestas e ruas em apenas cinco horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação