postado em 19/08/2011 08:05

A ideia de criar bulas mais fáceis de ler faz parte de um projeto da área de cardiologia do HUB para aumentar o conhecimento do paciente sobre saúde. ;A iniciativa nasceu após a descoberta de que havia uma baixa adesão dos pacientes às recomendações. Um dos motivos é o não entendimento sobre os aspectos relacionados à prevenção e ao tratamento da doença;, explicou o professor de cardiologia da Universidade de Brasília (UnB) e cardiologista do HUB Hervaldo Sampaio Carvalho. Outra causa apontada por ele é a falta de comunicação entre o profissional e o paciente. ;A compreensão é baixa, mas acaba sendo fundamental para a adesão;, acrescenta.
Vocabulário acessível
Nos últimos anos, a equipe distribuiu a incumbência de desenvolver a bula com o vocabulário mais acessível a alunos da UnB e, nesse processo, passou por várias interações com os pacientes.
;Desenvolvemos a bula e mostramos para o paciente. Se não houver entendimento, trocamos de novo o que for preciso;, detalhou Hervaldo. As bulas com linguagem mais simples são distribuídas aos pacientes do ambulatório interdisciplinar e de cardiologia há mais de quatro anos. Não estão disponíveis para o público em geral.
De acordo com Alessandra Menezes Campos, farmacêutica clínica do HUB e também professora da Universidade de Brasília, quanto mais o paciente souber da doença, mais eficaz será o tratamento. ;Assim, ele não deixará de se tratar, de tomar os remédios. O paciente tem o direito de saber o que e como usa. Nosso intuito é trabalhar com a informação;, explica. Segundo ela, muitos ficam envergonhados de dizer que não entenderam o que estava escrito na bula e não seguem as orientações corretamente. Desde o início do projeto, ela já traduziu 68 bulas com os alunos de pós-graduação em farmacologia clínica. Ao todo, a equipe já produziu 163 documentos.
Novas regras
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2009, determina que as orientações sobre o uso de medicamentos deverão vir com letras maiores e organizadas por perguntas e respostas. De acordo com a agência, todas as bulas devem ter tamanho de letra 10, não podendo estar condensadas ou expandidas.

;Sinto muita dificuldade em ler a bula porque, além de as letras serem pequenas, as palavras são bastante complicadas. Já tentei ler várias vezes as orientações, mas na maioria delas não entendi o que estava escrito. Seria ótimo se implantassem esse projeto da UnB em todos os laboratórios. Parece ser muito bom e esclarecedor;.
Osvaldo Ramos Soares,
48 anos, motorista
Significados
Posologia ; como tomar o remédio
Efeitos colaterais ; efeitos indesejáveis
Concentração ; quantidade de uma determinada substância
Cefaleia ; dor de cabeça
Exantema ; manchas avermelhadas na pele
Ultrapassa a barreira transplacentária ; passa da mãe para o feto
Insuficiência cardíaca ; coração fraco
Hipertensão arterial ; pressão alta
Erros na dosagem
Por causa da falta de entendimento, a farmacêutica clínica Alessandra Campos ressalta que muitas pessoas tomam os remédios de forma errada. ;Muitas não sabem o que é jejum. Tomam o medicamento antes do café da manhã, mas comem logo em seguida, o que descaracteriza o jejum.
Isso é muito comum;, exemplifica. Quando receita um medicamento que precisa ser ingerido logo pela manhã, ela já informa que o paciente só poderá se alimentar depois de algumas horas. ;Nem todo medicamento pode ser ingerido com alimento. Às vezes, até a bebida interfere na eficácia do remédio;, ressaltou.
Grávida de sete meses, a empregada doméstica Sueli Cézar de Carvalho, 38 anos, redobra a atenção ao tomar um medicamento, mas diz que sente dificuldade quando precisa ler as orientações na bula. ;Fico com preguiça.
Já tentei diversas vezes e nunca entendo o que está escrito. Todos os remédios deveriam ser de fácil leitura e seguir essa ideia do HUB;, acredita. A servidora pública Maria Elza Leal, 55 anos, reclama das orientações. ;Costumo ler tudo antes de tomar algum remédio, mas é difícil porque a letra é muito pequena e a linguagem, pouco objetiva. Não entendo muita coisa;, ressalta. (TP e TL)